O Campus Botânico recebe hoje (28) a Caravana do Plano Institucional da Cultura da UFPR, com o objetivo de coletar informações sobre atividades e locais culturais dos setores que ocupam esse espaço. O evento conta com apresentações de grupos artísticos, oficinas, exposições e rodas de conversa com o intuito de promover um intercâmbio entre os conhecimentos e entendimentos sobre o conceito e a execução de cultura promovida por alunos, técnicos e professores.
O Reitor Ricardo Marcelo Fonseca destacou a importância da ação: “A Universidade é irradiadora de saber e cultura e essa iniciativa da PROEC, no sentido de fazer a cultura estar em todos os campi da Instituição é sensacional. E está muito bonito o movimento, com envolvimento da comunidade. Na sequencia estaremos na Santos Andrade e mais adiante vamos para fora de Curitiba, fazendo essa ação permear toda a UFPR”.
A Caravana é parte do diagnóstico cultural que está sendo realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) em todos os espaços da universidade, como base para a elaboração do Plano Institucional de Cultura (PIC). No campus Botânico, a iniciativa é organizada em parceria com os setores de Ciências Sociais Aplicadas, de Saúde, de Biológicas (curso de Educação Física) e de Ciências Agrárias (curso de Engenharia Florestal). A iniciativa abrange visitas a 11 setores e campi da UFPR para a construção coletiva do Plano.
Referências e Expectativas
Três referências marcam a construção do PIC: a Convenção sobre Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO); a Política Nacional de Cultura (PNC) e o Plano Nacional de Educação (PNE).
De acordo com o pró-reitor, “o PIC também será oportunidade para divulgar o que nos mobiliza na PROEC, já que parte da comunidade não conhece as atividades desenvolvidas nos museus, teatros e as criações artísticas dos grupos, toda uma produção cultural ofertada e desenvolvida nessa instituição”.
A perspectiva é que, em 2019, essa iniciativa plurianual seja submetida ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Paraná.
É preciso reconhecer a importância do movimento, para provocar uma ampla adesão que garanta a qualidade ações culturais realizadas.
É com pesar e consternação que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) perde por falecimento o professor Renato […]
Inscrições para a próxima edição do UFPRMUN estão abertas até 15 de julho; evento ocorre em agosto no […]
Criada em 2012, a premiação homenageia pesquisadores que se destacaram ao longo da carreira por suas contribuições científicas […]
A cerimônia de lançamento da Escola de Conselhos do Paraná foi realizada na tarde do dia 23 de […]