Baiano e seu carrinho de doces (foto Marcos Solivan)
Nesta terça-feira, dia 12, a partir das 15h30, José Alves Pereira, o doceiro Baiano, comemora mais um aniversário. Ele acaba de completar 91 anos, sendo 51 como vendedor de doces e guloseimas no Setor de Ciências Agrárias da UFPR. A festa será no hall do prédio do Departamento de Fitotecnia, com direito a bolo e parabéns. No ano passado, quando completou o cinquentenário no Setor, Baiano ganhou uma festa memorável, com direito à presença de autoridade e centenas de alunos e ex-alunos.
Baiano é uma figura quase lendária no Setor de Ciências Agrárias da universidade. Ele começou a trabalhar no local em 1967. Nesse tempo, fez amigos e conquistou a simpatia de estudantes, professores e técnicos administrativos que atuam no local. O doceiro já foi homenageado em diversas formaturas ao longo desses anos, na maioria das vezes como “Amigo da Turma”. Tantas que até perdeu a conta. “Tenho mais de 30 quadros e homenagens em casa”, diz ele. Ganhou também uma biografia, lançada pela editora Artesão de Memórias, intitulado “São Baiano das Agrárias – Memórias de José Alves Pereira”. O livro foi financiado com a ajuda de ex-alunos do Setor. Baiano também foi agraciado com o título de Engenheiro Agrônomo Honorário pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, em 2015.
Todos os dias, das 9 às 16h, de segunda a sexta-feira, Baiano (que na verdade é cearense, nascido na cidade de Crato) marca presença em frente ao diretório acadêmico de Agronomia da UFPR, vendendo todo tipo de guloseimas.
Prédio da Administração do Politécnico, em Curitiba, receberá iluminação especial azul na semana que começa nesta segunda (28) […]
Ideia é selecionar novos autores para mentoria com bolsa de estudos e conto publicado em coletânea da Editora […]
Conscientizar sobre a importância do aleitamento materno é a meta do evento que será promovido pelo Grupo de […]
Evento acontecerá no campus Centro Politécnico, em Curitiba, entre os dias 6 e 10 de agosto; programação é […]