Imagem Padrão

Evento no dia 6 reúne pedalada, passeio de canoa e gastronomia no Litoral

27 abril, 2018
16:31
Por
Extensão e Cultura

Quem gosta de estar próximo à natureza tem uma boa opção de programa para o dia 6 de maio, um domingo: um passeio pela Mata Atlântica, passando pela Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaratuba e o Parque Nacional Saint Hilaire-Lange, no entorno da baía. Além de fazer um passeio de bicicleta e de canoa caiçara (de um pau só), os visitantes poderão conhecer e vivenciar a cultura local, apreciando as belezas cênicas.

O Bike + Canoa é uma realização do Grupo Guarapés, com o apoio do projeto de extensão Turismo de Base Familiar na Baía de Guaratuba (UFPR), Projeto Mutirão (UFPR), Prefeitura Municipal de Guaratuba e Coletivo de Convivências Agroecológicas (CCA). O Grupo Guarapés é uma iniciativa de famílias locais, que acompanham visitantes em trilhas, passeios de barco e atividades culturais vinculadas à pesca na região.

Programação

As atividades terão início às 8 horas se estendem até as 16 horas. Os participantes podem se organizar de forma independente para fazer o trajeto de bicicleta até o local de saída das canoas (Cabaraquara – veja o mapa). Outra opção é acompanhar o grupo guiado que sairá do campus da UFPR, em Caiobá (Matinhos), às 9h da manhã. Não é necessário fazer inscrição prévia.

O trajeto de bicicleta (a partir da UFPR) tem 8,7 km, pode ser considerado de dificuldade média, e o tempo estimado para realizá-lo é de aproximadamente uma hora. Para quem não puder ir até o local de bicicleta, há opção de ir de ônibus (que sairá de hora em hora do campus da UFPR) ou ainda de carro particular, porém, não há onde estacionar.

No local da saída das canoas, haverá uma feira na qual serão vendidas comidas típicas como peixe assado, ostra, cozido de peixe com banana, arroz lambe lambe (com mariscos), caldo de cana e açaí de juçara. Acontecerão também apresentações culturais, oficina de extração do fruto da juçara, venda de artesanatos e sorteios de brindes para os visitantes.

Segundo a coordenadora do projeto de extensão Turismo de base familiar na baía de Guaratuba, Beatriz Cabral, o principal atrativo do evento é a possibilidade de remar nas canoas de um pau só, que serão inauguradas durante o evento. Ela conta que a canoa é um artefato típico da região, feita do tronco de uma só árvore, ainda dentro da mata. “Na região de Guaratuba, o mestre Aroldo Cordeiro de Freitas, que confeccionou as canoas que serão utilizadas, é o último artesão”, enfatiza Beatriz.

Mais informações:
Site: www.guarapesturismo.com.br
Facebook: @Grupo Guarapés
Whats: (41) 9.9192-2083

Sugestões

26 junho, 2025

É com pesar e consternação que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) perde por falecimento o professor Renato […]

26 junho, 2025

Inscrições para a próxima edição do UFPRMUN estão abertas até 15 de julho; evento ocorre em agosto no […]

26 junho, 2025

Criada em 2012, a premiação homenageia pesquisadores que se destacaram ao longo da carreira por suas contribuições científicas […]

26 junho, 2025

A cerimônia de lançamento da Escola de Conselhos do Paraná foi realizada na tarde do dia 23 de […]