O projeto de implantação da futura Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) teve avanços significativos durante a quarta reunião da Comissão de Implantação (CI) encerrada na quarta, 25 de junho, em Foz do Iguaçu.
De acordo com o presidente da CI UNILA, professor Hélgio Trindade, “esta foi uma das reuniões mais produtivas, pois evoluímos em relação ao projeto político-pedagógico, estabelecemos contatos promissores para programas de cooperação e, também, avançamos nas questões materiais, como a projeção de um campus universitário ecologicamente sustentável e de nossa sede provisória no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI)”.
Durante os três dias de trabalho (23 a 25), os membros da CI UNILA debateram as pautas estabelecidas no último encontro, organizaram subgrupos de trabalho e um cronograma de tarefas para decidir os cursos a serem oferecidos, a criação de uma biblioteca especializada em temática latino-americana, reuniram-se com a diretoria de Itaipu Binacional e com autoridades políticas, além de promover um seminário com especialistas e coordenadores de programas internacionais desenvolvidos na América Latina. As questões relacionadas ao meio ambiente marcaram o encontro. A diretora do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (NAEA), professora Edna Castro, uma das palestrantes do seminário, mostrou-se entusiasmada para, através de um futuro termo de cooperação com a UNILA, expandir para todo o continente a atual rede de convênios do NAEA, instituição ligada à Universidade Federal do Pará (UFPA) que trabalha com universidades do Norte do Brasil e dos oito países da Pan-Amazônia.
O mexicano Enrique Leff, professor da Universidade Autônoma do México (UNAM) e intelectual de destaque internacional política ambiental, teve acesso detalhado sobre o projeto da Universidade e apresentou idéias à Comissão. O coordenador brasileiro do Centro Internacional de Hidroinformática, Cícero Bley Jr., também enfatizou o interesse em uma futura parceria com a UNILA para a elaboração conjunta de cursos que tratem da problemática da água.
O projeto da UNILA propõe a criação de uma instituição que fomente a integração latino-americana, através do conhecimento e a cooperação interinstitucional. A previsão é de que a futura Universidade comece a funcionar no segundo semestre de 2009, em Foz do Iguaçu.
Fonte: UNILA – Ana Paula Dixon
O Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC-UFPR), por meio do Projeto de Monitoramento de […]
O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo Por Flavia Keretch, […]
UFPR traz a terceira reportagem da série que explica, com o auxílio de seus professores, o conceito de […]
Informações da CPA-UFPR Está no ar a Avaliação Institucional 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), coordenada pela […]