O evento marca uma série de atividades e agendas que celebram os seus 50 anos de fundação
O Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou 50 anos nesta terça-feira (12). Para celebrar a data, durante a noite foi preparada uma programação especial no Auditório Eny Caldeira do Campus Rebouças da UFPR. Antes da abertura oficial, dando início às comemorações, representantes do setor confraternizaram com servidores, alunos, técnicos-administrativos e docentes ativos e aposentados da unidade. Durante este ano, foi preparado um calendário comemorativo pelo cinquentenário do Setor de Educação.
Um marco importante na história do setor é que foi após a Reforma Universitária de 1968, que a então Faculdade de Educação passou a ser denominada Setor de Educação. Oficialmente, o setor foi criado por meio do decreto nº 72.782, de 12 de setembro de 1973. O Setor de Educação é composto por três departamentos: Teoria e Prática de Ensino (DTPEN), Teoria e Fundamentos da Educação (DTFE), e Planejamento e Administração Escolar (Deplae). Também integram o setor dois programas de pós-graduação, o acadêmico em Educação, com mestrado e doutorado e o mestrado profissional, com foco em teoria e prática de ensino.
Para comemorar a data, a Orquestra Ensax esteve presente e trouxe um repertório breve de compositores curitibanos, com quatro músicas especiais para esse momento. “É uma grande satisfação poder estar participando da programação. A Ensax encontrou um acolhimento muito bonito aqui do setor de educação. A gente vai tocar um Xote de Luiz Gonzaga, escrito pelo nosso grupo, vamos tocar duas músicas de dois compositores aqui de Curitiba e Você é linda de Caetano Veloso”, comenta Paulo Campos, maestro da orquestra.
O evento também contou com a presença do reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, que compôs a mesa de honra ao lado do diretor do Setor de Educação, professor Marcos Alexandre dos Santos Ferraz, da vice–diretora do Setor de Educação, professora Fernanda Silva Veloso, da coordenadora da comissão organizadora do evento, Cinthya Vernizi Adachi de Menezes, da representante dos técnicos-administrativos junto ao Setor da Educação, Maria Stael Bittencourt Madureira e do vice-presidente do centro acadêmico de pedagogia, Vinícius Bonin.
Foto: Leonardo Bettinelli
“Vale a pena celebrar esta comunidade. É um setor que é protagonista por formar professores de outros níveis da educação e que tem um papel central na universidade”, afirma o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca.
Maria do Rosário Knechtel, foi professora do departamento de educação por 30 anos e relembra seus primeiros momentos como docente na universidade. “Não havia tantos professores e eu mesma fazia parte do departamento de Ciências Sociais, mas fui convidada para compor também o corpo de professores do setor de Educação. Como Socióloga, eu atuei em Sociologia da Educação e sempre muito preocupada com os estudos de comunidade e envolvendo os alunos com os estudos da realidade social da educação”. Maria também comenta que estudou muito para dar conta das demandas solicitadas a ela. Hoje, é pesquisadora e responsável pela disciplina de Educação Ambiental e Ecoformação. “Tenho muito prazer em formar doutores e principalmente na área de Educação Ambiental. Estou muito feliz aqui de poder ser um sujeito da história porque eu faço parte da educação há muitos anos”, conclui Knechtel.
O diretor do Setor de Educação, Marcos Alexandre dos Santos Ferraz, comenta sobre a inclusão da mulher no setor da educação: “Uma das partes importantes do Setor da Educação é que talvez seja o Setor mais feminino desta universidade. A nossa primeira diretora do setor era uma mulher e é uma história de afirmação feminista e o auditório onde iremos nos reunir é o auditório Eny Caldeira, uma pesquisadora e primeira mulher a dirigiri o Instituto Estadual de Educação, e uma das primeiras a sair do país pra se formar. Marcos também ressalta o desempenho do setor na avaliação da Capes. “Esse é um dos cursos onde temos a maior procura das camadas populares da cidade e formando para a educação básica, professores e pedagogos, sabendo da nossa importância social”.
A coordenadora da comissão organizadora do evento, Cinthya Vernizi Adachi de Menezes, falou sobre o sentimento que tem em fazer parte dessa programação: “Eu sou filha da universidade. “Eu fiz a minha graduação aqui, pedagogia, meu doutorado eu também fiz aqui, sou técnica em assuntos educacionais aqui há 25 anos, então é um amor que a gente tem pelo setor. É uma alegria muito grande participar desse jubileu”.
Durante o evento, o público pode ouvir um pouco sobre a história do desenvolvimento da logomarca comemorativa pelos 50 anos do Setor da Educação, desenvolvida a partir de um projeto denominado como jornada para mais 50. Aluisio Francisco, técnico do Setor de Educação da UFPR explica o conceito da logo. “O conceito é baseado em duas dimensões. A primeira dimensão de uma jornada, de uma estrada e a segunda dimensão da diversidade. A ideia é que o algarismo 5 do número 50 ele representa uma estrada que parte de um fundamento institucional. A tipografia evoca elementos neoclássicos e o algarismo zero tem o intuito de evocar o elemento da luz que a educação é capaz de proporcionar na vida das pessoas”
Palestra
O professor Carlos Eduardo Vieira, titular de História da Educação, trouxe uma reflexão para todos com o tema: “50 anos do Setor de Educação: a institucionalização do ensino superior e a formação de professores em perspectiva histórica (1938 a 1973), com mediação da professora Nadia Gaiofatto Gonçalves, do Departamento de Teoria e Prática de Ensino.
“Me sinto honrado por estar aqui. Por representar a história do Setor da Educação com esse tema tão importante. Eu pude trazer reflexões e cenários sobre movimentos e circunstâncias que marcaram os processos do curso de formação de professores, no estado do Paraná, em específico, na cidade de Curitiba, diante de um contexto pouco conhecido e pouco estudado”.
Antes do encerramento, o público ainda participou de um sorteio alusivo à comemoração dos 50 Anos do Setor.
Homenagens
Foram entregues certificados de homenagem aos servidores aposentados do Setor da Educação (no período de 2020 a 2023). Outros departamentos, também tiveram reconhecimento de professores e técnicos aposentados como o Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação (DTFE), o Departamento de Planejamento e Educação Escolar (DEPLAE), o Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN).
Alguns servidores aposentados homenageados. Foto: Leonardo Bettinelli
Recém-descoberta, espécie de donzelinha (um tipo de libélula de menor porte) é exclusiva de áreas remanescentes da restinga no Sul da Mata Atlântica.
Quatro trabalhos da UFPR foram premiados pela 5ª conferência científica para América Latina da Poultry Science Association (PSA), […]
Lançado no MCTI, levantamento liderado por Luciane Marinoni, do Departamento de Zoologia da UFPR, alerta para risco de desaparecimento da maioria desses acervos.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) dá um passo significativo na promoção da saúde ao ser credenciada como […]