No último dia 19 de novembro foi comemorado o aniversário da Convenção dos Direitos da Criança. Como forma de celebrar, a Fundação Mundial de Mulheres (Women’s World Summit Foundantion – WWSF) promoveu, entre os dias 1º a 19 de novembro, a ação “19 dias de ativismo mundial de prevenção ao abuso infantil”, da qual o curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná participou.
Desde 2000 a WWSF promove essa iniciativa que tem como objetivo sensibilizar a comunidade a respeito dos maus tratos na infância, auxiliando na prevenção mundial do abuso. Para isso, são realizadas atividades criativas buscando aumentar as possibilidades de uma prevenção mais eficaz.
Jogo infantil. Foto: Marcos Solivan
A professora Gabriela Reyes do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação ministra, para o quarto ano de Pedagogia, disciplina que aborda especialmente a temática de maus tratos e abuso infantil. Durante as aulas, as estudantes desenvolveram atividades para participar do ativismo e chamar a atenção da comunidade interna e externa para a questão.
“Nossa intenção é fazer parte do mapa mundial de participantes do ativismo e mostrar que o Brasil também realiza ações para a prevenção dos maus tratos na infância”, explica a professora. Entre as atividades desenvolvidas estão jogos infantis, marcadores de páginas, cartazes e pôsteres espalhados por corredores e elevadores, mensagens, memes e palestras em escolas.
A dupla composta por Tayana de Siqueira e Taymara Ribeiro promoveu, durante quatro dias, palestras e atividades sobre o tema em uma escola de Educação Fundamental de Curitiba. “Nós explicamos às crianças o que são os maus tratos e mostramos de que maneira elas podem se defender e denunciar. Também ensinamos os alunos a montarem a flor amarela, símbolo do ativismo, e pedimos para que desenhassem a pessoa em quem mais confiam. Pudemos notar que maioria das crianças desenhou a mãe”, conta Tayana.
Foto: Marcos Solivan
Segundo Gabriela, o abuso infantil pode ocasionar problemas futuros nas vítimas. “Elas podem se tornar adultos com problemas psicológicos. Além disso, existem estudos comprovando que a alteração que esse tipo de comportamento causa no cérebro de uma criança pode resultar em diversas doenças”.
Confira as fotos das atividades dos estudantes que participaram da ação.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), realizou nesta […]
A direção do Setor de Ciências Agrárias da UFPR realizou no dia 27 de junho a 2ª Cerimônia […]
Parceria com Secretaria de Educação motivou recursos do governo estadual para construção da nova sede A construção da […]
Material pretende ser ferramenta para escolas e estudantes na preparação para os próximos processos seletivos, além de estimular […]