Imagem Padrão

UFPR inaugura pista de atletismo de nível internacional no campus Centro Politécnico, em Curitiba

08 dezembro, 2016
18:36
Por
Ensino e Educação
A pista de atletismo é a primeira a receber a certificação de A2. Imagem: Acervo da UFPR

A pista de atletismo é a primeira do Estado a receber a certificação de A2. Imagem: Acervo da UFPR

A UFPR inaugurou nesta quinta-feira (8) a sua nova pista de atletismo, de nível internacional, localizada no campus Centro Politécnico, em Curitiba. A obra é resultado de uma parceria entre a UFPR e o Ministério do Esporte e é parte dos investimentos para promoção dos Jogos Olímpicos no Brasil.

A pista terá a certificação nível 2 (A2), concedida pela Associação Internacional Federações de Atletismo. Isto significa, de acordo com o presidente da Federação de Atletismo do Paraná, Ubiratan Martins Junior, que o local poderá receber competições estaduais, nacionais, sul-americanas e pan-americanas. “Esta será a primeira pista de atletismo no Paraná que terá a certificação de nível 2 da Federação Internacional. Para adquirir este status, a pista deve estar nos padrões exigidos pelo órgão concedente. Ou seja: possuir 400 metros de extensão, setores de lançamento de disco, de obstáculos, entre outros itens”, revela Martins Junior.

Legado das Olimpíadas

A pista é um legado das Olimpíadas de 2016 no Rio, uma vez que, além de contar com a parceria do Ministério do Esporte, também servirá como incentivo para treinamentos de atletas da universidade, de Curitiba e do Paraná.

Zaki: "Estamos deixando uma semente de árvore que dará muitos frutos para o futuro de Curitiba e do Paraná na área do esporte, já que a UFPR nasceu como instituição para transformar e desenvolver nosso Estado”. Imagem: Marcos Solivan.

Inauguração contou com a presença de importantes personagens que contribuíram para a realização da obra. Imagem: Marcos Solivan.

O investimento de mais de R$ 9 milhões resultou em uma área construída de 17000m², contemplando 400 metros de pista, oito raias, área de salto com vara e salto triplo, duas bases para arremesso de peso, duas bases para lançamento de dardos, área para lançamento de martelo e disco, além de espaço para salto em altura.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, o vice-reitor Rogério Mulinari, representantes das Secretarias de Esporte do Paraná e do Município de Curitiba, além de profissionais da Superintendência de Infraestrutura da UFPR (Suinfra) que auxiliaram no planejamento e concretização da obra.

De acordo com Akel Sobrinho, esse projeto era um sonho antigo da instituição e será uma herança para os atletas locais. “O Governo Federal nos deu estímulo e nossa comunidade interna soube realizar o projeto, mostrando que o trabalho em equipe sempre dá mais resultados. Estamos deixando uma semente que dará muitos frutos para o futuro de Curitiba e do Paraná na área do esporte, já que a UFPR nasceu como instituição para transformar e desenvolver nosso Estado”.

O professor do Departamento de Educação Física, Fernando Mezzadri, ressalta que além da importância da pista para o uso em competições e treinamentos, ela tem grande valor didático e deverá ser aproveitada pelo curso de Educação Física para os alunos da disciplina de Atletismo, bem como pelas equipes de atletas da universidade. “Acreditamos, ainda, que realizando convênios com a Federação Paranaense de Atletismo aliados às ações com nossos professores de graduação, possamos ter projetos de iniciação esportiva, de rendimento, de formação de atletas e de treinamento tanto das equipes aqui da instituição, quanto de outras equipes”.

A pista ainda não está aberta para a utilização pela comunidade porque é necessária a certificação oficial da Associação Internacional Federações de Atletismo. Além disso, existem recomendações específicas para o uso do local, visando à preservação e ao maior tempo de vida útil deste.  Por isso, é necessário evitar o treinamento com sapatilhas de “pregos”, calçados com solado de couro e saltos, bem como sapatos com travas ou cravos do tipo “cavilha” ou “agulha”.  Para garantir o melhor desempenho atlético e minimizar a incidência de lesões, é recomendado o uso de calçados com travas ou cravos de, no máximo, três milímetros de comprimento e em formato de “pirâmide” ou “árvore de natal”. Essas recomendações estão em consonância com as regras da IAAF.

 

Por Jéssica Tokarski

Sugestões

27 maio, 2025

O texto da nova política institucional tipifica diferentes formas de violência e orienta ações de acolhimento às vítimas  […]

26 maio, 2025

Professor do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR comenta o que as ações judiciais pela liberdade de vítimas […]

25 maio, 2025

Após quatro dias intensos de conhecimento, ciência, tecnologia, inovação e cultura, o Universo UFPR 2025 encerrou sua primeira […]

24 maio, 2025

O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas […]