Imagem Padrão

Professor Marcelo Conrado, do curso de Direito da UFPR, expõe fotografias em Londres

05 julho, 2016
13:27
Por
Extensão e Cultura
Imagem: Divulgação/Marcelo Conrado

Imagem: Divulgação/Marcelo Conrado

A partir do próximo dia 6 de julho, fotografias do professor Marcelo Conrado, do curso de Direito da UFPR, estarão expostas ao lado de trabalhos da artista Juliane Fuganti, professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), na Gallery 32, em Londres. A curadoria e o texto da exposição “Beyond The Image” são da crítica de arte e professora Maria José Justino, também professora da Embap.

Ainda que tenham optado pela fotografia, os dois artistas têm propostas diferentes.

Conrado investiga a noção de autoria na arte contemporânea. As imagens, propositalmente, não são feitas por ele. As fotografias são apropriadas de bancos de imagens e sobre elas o artista insere frases anônimas encontradas nos muros da paisagem urbana, retiradas do Instagram ou então transcreve provérbios anônimos. “A autoria, aqui, surge do deslocamento de imagens e textos sem autor”, explica o professor.

Fuganti, por outro lado, fotografa ecossistemas de manguezais no litoral sul do Brasil. Depois de visitar e escolher as paisagens a artista retorna ao seu atelier. Lá as imagens são transferidas para o papel por meio da fotogravura. Em seguida, a artista faz intervenções nas impressões com aquarela, afirmando seu domínio subjetivo, além de acentuar a não reprodutibilidade da obra.

Os artistas foram contemplados no edital do programa anual de exposições da Gallery 32, da Embaixada do Brasil em Londres, e a mostra é realizada com o apoio da Zilda Fraletti Galeria de Arte.

Com informações da organização.

Sugestões

28 maio, 2025

Um projeto de Iniciação Científica do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, […]

28 maio, 2025

As inscrições para o Vestibular 2026 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) encerram no dia 6 de junho. […]

27 maio, 2025

O texto da nova política institucional tipifica diferentes formas de violência e orienta ações de acolhimento às vítimas  […]

26 maio, 2025

Professor do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR comenta o que as ações judiciais pela liberdade de vítimas […]