A Téssera Companhia de Dança da UFPR apresenta o espetáculo “Coelhos”, de quarta a sábado (dias 25 a 28) de novembro, às 21 horas, no Teatro da Reitoria, com entrada franca.
A Companhia de Dança, que em 2016 completa trinta e cinco anos de atividades ininterruptas, utiliza os fundamentos formativos e estéticos da Dança Moderna como formas de pensamento e ação para os corpos, movimentos e performances.
Reinvenção – Assim, o espetáculo “Coelhos” traz a ideia de revigorar os parâmetros e modos de operação e manutenção de um repertório que atravessa o espaço/tempo institucional. Amplia também a percepção de continuidade, reelaboração e reinvenção das próprias obras, sintetizando a liberdade de “(re)criação”.
Então recriado, “Coelhos” proporciona uma nova oportunidade de reexaminar as possíveis ligações entre coreografia e público; ambientes institucional e público. O espetáculo viabiliza possíveis alterações em seus traços compositivos e simbólicos.
Segundo a coreógrafa da Téssera, Cristiane Wosniak, na dinâmica da companhia, “os bailarinos desempenham seus papéis em cena. Desempenham esta representação não só como indivíduos, artistas ou seres físicos em movimento, mas como objetos; meios estéticos e personagens. Esta é a forma de pensamento e ação que comporta a dança praticada na UFPR”, refletiu Cristiane.
Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]
O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]
As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]
A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]