Imagem Padrão

UFPR e Polícia Federal realizam evento sobre ciências forenses

06 novembro, 2015
18:55
Por
Extensão e Cultura

FORENSIC-SCIENCE-facebookO Departamento de Geologia da UFPR uniu-se à Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Paraná para colocar estudantes e especialistas em contato e estimular as discussões sobre as ciências forenses. Durante o I Colóquio Sul-Brasileiro sobre Pesquisas em Ciências Forenses, a intenção é promover o intercâmbio de conhecimentos entre a comunidade acadêmica brasileira e as unidades oficiais de Perícia Criminal do país, incentivando o diálogo e divulgando conhecimentos científicos e tecnológicos sobre o tema.

Apesar de soar como uma área de atuação muito específica, as ciências forenses envolvem abordagem em diversas frentes, como Geologia, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Odontologia, Agronomia, Biologia, Química, Medicina, Direito, Física, Farmácia, Bioquímica, entre outras.

Assim, no intuito de contemplar a maior abrangência possível, a programação do evento é composta por dez palestras e uma mesa-redonda, versando sobre o desenvolvimento técnico-científico das ciências forenses no Brasil, abordando tópicos de Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e mais. À frente desses conteúdos, estarão 13 palestrantes e convidados de seis instituições diferentes, compartilhando as pesquisas e as técnicas desenvolvidas no país e no mundo, tanto em âmbito acadêmico como na prática profissional.

As inscrições, abertas ao público em geral, poderão ser realizadas até o dia 08 de novembro, mediante preenchimento de formulário disponibilizado no site do evento, respeitando o limite de 220 participantes. Não há cobrança de taxa de inscrição, mas sim a doação simbólica de um quilo de alimento não perecível (exceto sal). O montante arrecadado será destinado ao Instituto AMA (Associação Mantenedora de Apoio à Criança de Risco e com Câncer).

O I Colóquio Sul-Brasileiro sobre Pesquisas em Ciências Forenses será realizado dias 19 e 20 de novembro, no auditório da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Paraná (rua Professora Sandália Monzon, 210 – bairro Santa Cândida, em Curitiba).

Sugestões

09 agosto, 2025

Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]

09 agosto, 2025

O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]

08 agosto, 2025

As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]

07 agosto, 2025

A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]