Neste mês de outubro, o projeto de extensão “Guarda responsável e dignidade animal para gerações futuras”, sob coordenação da professora Mônica Kanashiro Oyafuso, em conjunto com o Hospital Veterinário (HV) da UFPR – Setor Palotina está promovendo o Outubro Rosa Animal, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da castração precoce para a prevenção do tumor de mama em animais.
O Prédio Histórico da UFPR também recebeu uma iluminação especial para o Outubro Rosa. Foto: Acervo/ACS
O evento faz parte da campanha nacional promovida pela Associação Brasileira de Patologia Veterinária (ABPV), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, sob a coordenação do professor Geovanni Dantas Cassali. Diversas universidades no Brasil também aderiram à campanha e em Palotina nesse sábado (24) foi realizado um evento na Praça Central da cidade, intensificando a divulgação da campanha e oferecendo à população exame físico para cães e gatos – com palpação das mamas para procura de nódulos.
O evento prevê, caso algum nódulo seja detectado, o fornecimento de uma guia ao proprietário do animal que dará direito ao exame citológico gratuito para diagnóstico de neoplasia mamária, no Laboratório de Patologia Veterinária do HV Setor Palotina, sob coordenação da professora Aline de Marco Viott. A coleta das amostras ocorrerá em clínicas veterinárias parceiras da cidade, que também atuarão na orientação e tratamento, caso necessário.
Mais informações: Hospital Veterinário da UFPR (Setor Palotina) – (44) 3211-8556
Por Assessoria de Comunicação Social
Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]
O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]
As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]
A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]