O tema ‘Reflexão da gestão escolar, inclusão e avaliação da aprendizagem’, proposto pelas Secretarias Municipais de Educação tem como objetivo geral propiciar uma reflexão da ação pedagógica de forma mais conjugada com as atuais diretrizes de aprendizagem no Ensino Fundamental da rede escolar municipal pública onde é valorizado o bem-estar social do cotidiano escolar
As diretrizes do evento foram construídas por professores locais buscando possibilidades de um cotidiano escolar menos punitivo e mais lúdico bem como a inclusão dos temas saúde e meio-ambiente, além de uma reflexão sobre afetos e afetividade no cotidiano.
Objetivos – Dentro do contexto do programa, a parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Cultura, a UFPR Litoral e o CINFOP – Centro Interdisciplinar de Formação Continuada de Professores, que se estabelece para a realização da proposta de curso de formação continuada, potencializa um dos objetivos centrais que levaram à instalação da UFPR no litoral: atuar de forma integrada com o sistema educacional público da região e dessa forma possibilitar o desenvolvimento conjunto de projetos em prol do aprimoramento dos indicadores de gestão, avaliação, ensino e aprendizagem dos educandos matriculados na rede pública municipal.
Essa aproximação entre docentes do ensino superior e da rede de Ensino Fundamental dos municípios do litoral teve início com a realização de uma pesquisa diagnóstica elaborada e aplicada no ano de 2007. A análise deste diagnóstico indicou o eixo temático a ser abordado ao longo da Semana Pedagógica: possibilitar avaliação e reflexão sobre seu cotidiano escolar.
Os articuladores da UFPR ficam com a função mediadora de propiciar aquilo que efetivamente é uma demanda, e não um conjunto proclamatório de políticas públicas retóricas, apenas de planejamento escolar quantitativo.
Programação – A programação foi construída em forma de oficinas de reciclagem e encontros em equipes para reflexão e diálogo. Serão realizadas as seguintes oficinas: Pensando saúde e doença na educação; Qualidade e diversidade em Educação; Meio Ambiente e Educação; O lúdico no processo ensino-aprendizagem; O papel da Educação Escolar na aprendizagem infantil.
A construção do evento tem como base a execução de projetos de interação entre educadores do Ensino Básico e ensino universitário numa perspectiva pedagógica histórico-crítica, e centrada em um enfoque que busca contribuir para a práxis em sala de aula dos/as educadores/as do Ensino fundamental.
No caso específico das oficinas, por exemplo, o objetivo é perceber a prática pedagógica permeada de alguns temas que, quando aprofundados, potencializam uma intervenção dos/as educadores/as na abordagem da realidade social por intermédio de conteúdos que são marginalizados dos bancos escolares, e, quando vistos, geralmente reforçam posturas de manutenção do status quo, apontando algumas possibilidades metodológicas, conteúdos conceituais e de atualização bibliográfica com recursos que possam ser facilmente implementados em salas de aulas com educandos de 03 (três) até 12 (doze) anos de idade.
Por isso as semanas pedagógicas se desdobram em outras ações dentro do Plano de Ação da UFPR Litoral: vencer os desafios locais e gerar sustentabilidade da população do litoral paranaense através da Educação Pública.
Foto(s) relacionada(s):
Link(s) relacionado(s):
Fonte: UFPR Litoral
A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou nesta segunda-feira (14) os […]
Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]
O evento contou com a presença de Cida Bento, Carla Akotirene e Carol Dartora A Universidade Federal do […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]