2 de outubro – Mesa-redonda: “Ensino Médio e a formação humana: Disciplina militar ou humanista?”

28 setembro, 2015
13:30
Por mauro1

A crescente militarização de escolas públicas em diferentes estados do país tem causado discussões em âmbito nacional e internacional. Atentos a esse debate, uma parceria do Projeto Bildung (do Instituto Federal do Paraná) e do Laboratório de Pesquisas em Educação Histórica (Lapeduh – UFPR) promove, no próximo dia 2 de outubro, às 10h, um momento de reflexão junto à sociedade discutindo o tema “Ensino Médio e a formação humana: Disciplina militar ou humanista?”. Fazem parte da mesa-redonda Estevão Chaves de Rezende Martins, doutor em Filosofia e História e professor da Universidade de Brasília; Rafael Saddi Teixeira, doutor em História e professora da Universidade Federal de Goiás; e Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt, doutora em História e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR.

O público-alvo são alunos de Ensino Médio e Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, professores e técnicos-administrativos do IFPR e da UFPR, e o público de acadêmicos e professores que participam dos eventos organizados pelo Lapeduh. Serão fornecidos certificados para os professores, técnicos e acadêmicos. O evento será realizado no auditório do IFPR (João Negrão, 1285 – Rebouças).

Mais informações estão disponíveis informações nas páginas do Projeto Bildung e Lapeduh.

O projeto
O Projeto Bildung: Ciclo de Humanidades foi desenvolvido pelo IFPR, campus Curitiba, em parceria com o Goethe-Institut e a Fundação Cultural de Curitiba, tem por objetivo promover a formação no âmbito da iniciativa pública, com participação irrestrita da comunidade curitibana. Por formação entende-se o ideal Renascentista italiano e Romântico-Idealista alemão de um Humanismo calcado na concepção de “autocultivo de si”. No âmbito acadêmico, o conceito de formação implica na abordagem do conhecimento humano como sendo uma tarefa em perene construção.

O Lapeduh
O Laboratório de Pesquisas em Educação Histórica foi criado em decorrência dos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino, desde 1997. Estes trabalhos abraçam atividades de extensão (como o projeto Recriando Histórias, que já está em sua terceira fase); de Pesquisa (com vários projetos já defendidos e em curso sobre o ensino de História no mestrado e no doutorado do PPGE); vários trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais, publicações elaboradas por estudiosos que fazem parte do laboratório; além da orientação de projetos de iniciação científica. O Lapeduh também promoveu a criação da disciplina “Educação Histórica: histórico, propostas e perspectivas de pesquisa”.

Serviço:
Mesa-redonda: “Ensino Médio e a formação humana: Disciplina militar ou humanista?”
Data:
2 de outubro
Horário: 10 horas
Local: Auditório do IFPR (Rua João Negrão, 1285 – Rebouças)

Sugestões

06 junho, 2025

Marcado para os dias 16 e 17 de junho, no Campus Reitoria, o evento de extensão “Interfaces de […]

06 junho, 2025

Por NC/UFPR Estão abertas as inscrições para seis modalidades do Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes, o Provar, […]

05 junho, 2025

A Universidade Federal do Paraná recebe até sexta-feira (6) centenas de profissionais de educação de todo o Brasil […]

05 junho, 2025

Com prática realista, curso do ICMBio capacitou profissionais do Laboratório de Ecologia e Conservação para desencalhar grandes cetáceos […]