Imagem Padrão

Bandas encerram primeiro dia da 7ª Semana de Antropologia e 1º Seminário de Etnologia e Museus

25 agosto, 2015
09:23
Por
Extensão e Cultura
A apresentação foi precedida de um solo do professor João Rickli. Os dois eventos continuam até esta quinta-feira, dia 27. Imagem: Ana Assunção

A apresentação foi precedida de um solo do professor João Rickli. Os dois eventos continuam até esta quinta-feira, dia 27. Imagem: Ana Assunção

O primeiro dia da 7ª Semana de Antropologia – Desafios da Alteridade e 1º Seminário de Etnologia e Museus da Universidade Federal do Paraná, que começou ontem (dia 24) e prossegue até quinta-feira (dia 27), terminou com a apresentação de duas bandas no recital “Música e Diversidade Religiosa”.

Apoiado pela Pró-Reitoria de Cultura, o recital exibiu os grupos Krishna Katha (composto pelos devotos do Templo Hare Krishna de Curitiba) e Zambawá (banda de soul, funk e samba da capital).

“Uma ideia muito comum na Antropologia é a da experiência. Mas nós falamos muito nela e praticamos pouco. É o que estamos fazendo agora, mostrando a diversidade  existente entre os grupos”, disse o professor João Rickli, um dos organizadores do evento. A pró-reitora de Cultura da UFPR, Deise Picanço, prestigiou o recital e destacou a importância dos dois eventos.

Intercâmbios

A Semana de Antropologia (promovida pelo Programa de Pós-Graduação de Antropologia Social da Universidade Federal do Paraná) e o Seminário de Etnologia e Museus acontecem no campus Reitoria da UFPR e na Cinemateca de Curitiba. A Semana objetiva garantir intercâmbios acadêmicos e científicos por meio das linhas de pesquisa do PPGAS.

O Seminário de Etnologia e Museus é uma promoção do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR), em parceria com o Núcleo de Estudos Ameríndios do PPGA-UFPR. É um espaço de discussão e intercâmbio científico sobre Patrimônio Museal e Etnologia Indígena em museus universitários.

Os grupos de trabalho formados também proporcionam aos alunos a oportunidade de produzir textos a partir de seus trabalhos de pesquisa e discuti-los com colegas e professores de outras instituições. O evento prossegue hoje com os grupos de trabalho sobre os temas “Religião, Simbolismos e Instituições”, “Corpo, Gênero e Subjetividade: Narrativas e Experiências”, “Antropologia dos Objetos, Patrimônios e Museus” e “Etnologia Indígena”.

No anfiteatro 1100 (11º andar do Edifício D. Pedro I), às 14h30, haverá ainda conferência com o professor Horacio Sivori (IMS-UERJ) e, na Cinemateca, dois eventos: a Oficina – RPG Jaguaraté: o Encontro (18h) e a exibição do filme “Cuba Libre”, de Evaldo Moscarzel (18h30).

 

Por Aurélio Munhoz

Sugestões

09 agosto, 2025

Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]

09 agosto, 2025

O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]

08 agosto, 2025

As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]

07 agosto, 2025

A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]