O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE) abre, a partir de amanhã (dia 25), uma experiência de jogo do Role-Playing Game (RPG) “Jaguareté: O Encontro”. A iniciativa objetiva privilegiar o ponto de vista dos índios na chegada dos europeus ao Novo Mundo.
A atividade será desenvolvida até 27 de agosto, das 18h às 20h, na Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, bairro São Francisco) e consta da programação da “I Semana de Etnologia” e da “VII Semana de Antropologia: Desafios da Alteridade”, organizadas pelo Departamento de Antropologia.
O que é o RPG
RPG é um jogo de faz-de-conta e de interpretação de papeis. Seu objetivo é possibilitar ao jogador se colocar no lugar de qualquer personagem, em qualquer sociedade ou era histórica. Mesmo sendo um produto cultural de entretenimento, foi desenvolvido também para ser usado em sala de aula. Isso porque a atividade possibilita maior sociabilidade, criatividade e é também uma maneira lúdica e interativa para a elaboração e resolução de problemas.
O objetivo da oficina é oferecer aos participantes, em três encontros com duas horas de duração cada um, o entendimento sobre o que é o RPG. A atividade começa com uma experiência de jogo, a partir da criação de personagens. A experiência prossegue no segundo encontro. No terceiro, finalmente, a experiência é finalizada e é proposto um debate sobre as possibilidades de uso do jogo.
Elaborado com material didático voltado ao Ensino Médio pela equipe do próprio MAE, o projeto atende à Lei 11.645, que obriga as escolas a oferecer o ensino das culturas indígenas e afro-brasileiras.
Inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/1rXwx0Siar4p4H5Y5rYl_LuY6vhnguTZDQQfm7xw5zMs/viewform
Por Aurélio Munhoz, com MAE
Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]
O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]
As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]
A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]