Imagem Padrão

Para atender alunas com filhos pequenos, Setor de Educação inaugura Espaço da Criança

11 agosto, 2015
14:44
Por mauro1
Ensino e Educação
educação

As crianças precisam estar acompanhadas de um responsável para ficar na sala. Imagem: Leonardo Bettinelli

O clima é de alegria em meio às cores, borboletas e brinquedos que agora ocupam a sala 709 do edifício Dom Pedro I, no Campus Reitoria da Universidade Federal do Paraná. Atendendo a pedidos das alunas, a direção do Setor de Educação da instituição criou o Espaço da Criança, um ambiente lúdico que oferece às mães tranquilidade e estrutura para atender seus filhos pequenos.

O espaço foi inaugurado na manhã desta terça-feira, dia 11, e a solenidade contou com a presença da diretora do setor, Andrea do Rocio Caldas, do vice-diretor do setor e responsável pelo projeto, Marcus Levy Bencostta, de servidoras técnico-administrativas e, especialmente, de muitas alunas que finalmente têm um lugar adequado para amamentar, trocar fraldas e cuidar de seus bebês enquanto estão na Universidade.

Lusiane Gonçalves, estudante do quinto ano de Pedagogia que engravidou logo no primeiro ano de faculdade, comemora a conquista, contando que esta é uma demanda que existe há algum tempo. “Eu mesma fiz um levantamento junto à coordenação do curso e descobri que, apenas desde a segunda metade de 2012 até 2014, cerca de 30 alunas entraram com pedido de afastamento da graduação por gravidez”, conta. A dispensa domiciliar possibilita aos alunos realizar as atividades formativas em casa e pode ser solicitada por motivo de maternidade. Porém, essa licença dura apenas três meses e depois deste período, as mães precisam trazer os bebês para a sala de aula.

Com isso, elas precisam conciliar as atividades acadêmicas e os cuidados com o bebê. Para Lusiane, que é bolsista do Núcleo de Políticas Educacionais da UFPR e está fazendo seu trabalho de conclusão curso sobre Educação Infantil, o local será útil principalmente no caso de bebês. “Para quem está amamentando [a sala] é o ideal, especialmente na hora de trocar fralda”, afirma. “Mas a sala ajuda mesmo para a minha filha, que às vezes fica aqui comigo à noite esperando que o meu marido venha nos buscar”.

Gracce Maria Bareta, que hoje é aluna da Pedagogia, mas já foi professora do curso de Farmácia, conta que via mães enfrentando dificuldades também por causa dos produtos químicos a que seus bebês acabavam sendo expostos. Para Bencostta, o Espaço da Criança pode servir de modelo a ser repetido em outros setores. “Este é só o primeiro passo. Queremos que isto seja uma política de assistência estudantil”, garante o vice-diretor.

Conforme explica Andrea, por motivos jurídicos e administrativos, não é possível que a UFPR crie uma creche em seus espaços físicos. Por isso, a sala recém-inaugurada é apenas um espaço de espera, para que as crianças e seus responsáveis possam ter mais conforto. O espaço também poderá ser utilizado por servidores.

Espaço da Criança

A sala 709 do Edifício D. Pedro I foi totalmente revitalizada para abrigar um espaço com brinquedos, livros infantis, lápis e papel para colorir, trocador de fraldas, torneira aquecida, televisão, DVD player, purificador de água, forno micro-ondas e geladeira que poderão ser utilizados pelas crianças e seus responsáveis enquanto aguardam a saída de estudantes e servidores das suas atividades.

É importante lembrar que o espaço não possui monitores ou estagiários para cuidar das crianças e que não se destina ao uso de adultos desacompanhados de crianças. Portanto, o acesso só é permitido a crianças acompanhadas de um responsável, bastando que esse procure a recepção da Direção do Setor de Educação no 2º andar para se cadastrar e usufruir do benefício.

Veja mais fotos do espaço no nosso Flickr.

Sugestões

24 maio, 2025

O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas […]

24 maio, 2025

Nos dois primeiros dias de Universo UFPR, a nova feira de cursos e profissões da Universidade Federal do […]

24 maio, 2025

O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas […]

24 maio, 2025

Uma oca de palha baseada na engenharia de um povo Guarani foi erguida por participantes da oficina promovida […]