Com base nos atos de violência policial ocorridos durante os protestos do último dia 29 de abril, o Departamento de Filosofia da UFPR (Defi) promoverá, na próxima segunda-feira, dia 15, uma discussão sobre qual ideia de democracia está por trás da afirmação de que ela se viu ameaçada pela ação do governo. A proposta é levantar questões como: A violência marca um limite da democracia ou é parte dela? Qual é a nossa concepção de democracia?
Serão palestrantes os professores do Defi André Duarte, Emmanuel Appel, Maria Isabel Limongi e Vinicius de Figueiredo. A mediação ficará por conta do jornalista e colunista da Gazeta do Povo Rogério Galindo.
Além disso, os estudantes de filosofia e seu Centro Acadêmico pretendem homenagear os quase 50 anos de carreira de Appel. “[A sua] militância contra a ditadura militar e sua herança não nos deixam esquecer que a Filosofia não pode deixar de se posicionar diante dos acontecimentos”, afirma o CaFil em nota.
Serviço:
“A Democracia Ameaçada”
Data: 15 de junho (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Anfiteatro 100, Edifício D. Pedro I, 1° andar – Campus Reitoria (R. Quinze de Novembro, 1299 – Centro)
Entrada livre.
Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]
O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]
As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]
A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]