Em Cracóvia, a comitiva da UFPR foi recebida pelo reitor Karol Musiol assinando um acordo de cooperação entre a Federal e a Universidade Jagiellônica de Cracóvia. O Assessor de Relações Internacionais da UFPR, professor Antonio Carlos Gondim, informou que no início este acordo poderá ser aproveitado pelos estudantes do Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, mas que posteriormente poderá ser estendido para todas as áreas do conhecimento uma vez que a Universidade Jagiellônica tem tradição em desenvolvimento científico e tecnológico. Os coordenadores do acordo serão os professores Eduardo Nadalin do DELEM – Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas e Regina Przybycien do CELIN – Centro de Línguas e Interculturalidade, os quais elaborarão os projetos em conjunto com os parceiros de Cracóvia para viabilizar o intercâmbio de estudantes.
ESTUDANTES – O reitor Carlos Moreira e sua delegação também mantiveram encontro com estudantes de Filologia de Português e Espanhol da Universidade de Cracóvia, ocasião em que eles manifestaram grande interesse em aproveitar o acordo que estava sendo assinado para participarem como alunos de intercâmbios por um período de um ano na UFPR, visando o aperfeiçoamento no idioma e nas demais disciplinas dos cursos.
VARSÓVIA – Ainda na Polônia, a delegação da UFPR foi recebida pela reitora da Universidade de Warsóvia professora Katarzyna Chalasinska-Macukow e o pró-reitor de Relações Internacionais Wojciech Tygielski, para discussão das bases de um futuro acordo de cooperação envolvendo mobilidade de professores, técnicos pesquisadores e estudantes das duas instituições.
BOLSAS E APOIO FINANCEIRO – Uma análise dos programas no Ministério de Ciência e Educação Superior da Polônia – que poderão oferecer bolsas e apoio financeiro para os projetos de cooperação entre a UFPR e as universidades polonesas – também foi feita em uma reunião com o Dr. Jan Wojtyla, diretor de Assuntos Políticos do Ministério.
A missão na Polônia culminou com a reunião na Embaixada do Brasil em Varsóvia
durante a qual foi firmado o compromisso por parte da Cônsul Fátima Christensen de proporcionar todo o apoio logístico para os estudantes da UFPR que se dirijam àquele país em missão de intercâmbio acadêmico.
COOPERAÇÃO – Atualmente a UFPR possui mais de 40 estudantes fazendo intercâmbio em instituições da Alemanha e nenhum na Polônia. Em uma reunião – realizada ainda em abril – com integrantes da comunidade polonesa no Paraná, Carlos Moreira Júnior já tinha verificado o grande interesse existente para esta cooperação aproveitando a interação cultural. Na época, integraram a comitiva paranaense o presidente do Instituto EKO Estefano Ulandowski; o presidente da Itaipu Binacional Jorge Samek, a coordenadora do Bosque João Paulo II Danuta Lisicki de Abreu, o presidente da BRASPOL Rizio Wachowicz e o diretor da Revista Projeções padre Zdizlaw Malczewski.
A Polônia é um país bastante desenvolvido nas áreas de Matemática, Física e Tecnologia. Fundada em 1364, a Universidade de Cracóvia está entre as mais antigas e tradicionais da Europa. Interessa à UFPR estabelecer novos intercâmbios principalmente na área da graduação – com a mobilidade estudantil – com a meta de atingir a marca dos 1 mil estudantes/ano, ampliando em quatro vezes o atual número de 250 intercambistas/ano estudando fora do País.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Vivian de Albuquerque e ARI/UFPR
Atividades extensionistas desenvolvidas na instituição colaboram com a conscientização e o suporte de famílias, escolas e sociedade em […]
Foi prorrogado até o dia 22 de agosto o prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição […]
A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou nesta segunda-feira (14) os […]
Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]