O Círculo de Estudos Bandeirantes – órgão cultural histórico e precursor na formação da UFPR e da PUCPR – recebe, pela primeira vez, mostra do Festival do Minuto.
Criado em 1991, pelo cineasta Marcelo Masagão, o Festival do Minuto inspira festivais no mesmo formato em mais de 50 países e se mantém como o maior de vídeos da América Latina. Atualmente é online, recebendo, durante todo o ano, milhares de inscrições em seu portal. O acervo inclui vídeos de realizadores hoje conhecidos, como Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro fiel, 360), Beto Brant (O Invasor, Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios), Tata Amaral (Um céu de estrelas, Antônia, Hoje), Anna Muylaert (Durval Discos, É proibido fumar), entre outros.
Considerado o festival da ideia, recebe indistintamente produções de amadores e profissionais, promovendo novos talentos. Uma vez por ano, a iniciativa ainda seleciona os melhores vídeos para exibição em todo o Brasil. Em 2014, foram exibidos em 323 instituições culturais de 150 cidades brasileiras, atingindo 65.000 espectadores. Ano a ano esses números aumentam e o Festival cumpre o objetivo de levar o formato de curtíssima duração a todos os cantos do país.
Nesta edição, o Círculo de Estudos Bandeirantes, organismo agregador de talentos e pensadores desde 1929, reafirma-se como agente cultural e abre suas portas ao novo. A mostra será exibida nos dias 19 e 21 de maio (terça e quinta), às 14h30, na sede do Círculo: Rua XV de Novembro, 1050 – Centro. A entrada é gratuita.
Mais informações: www.festivaldominuto.com.br
Leia também:
UFPR participa de 85 anos do Círculo de Estudos Bandeirantes
Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]
O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]
As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]
A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]