Imagem Padrão

Elaboração do Plano de Cultura promove diálogo entre comunidades caiçaras

09 março, 2015
10:35
Por prograd
Extensão e Cultura
Reunião no Setor Litoral

Reunião no Setor Litoral

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFPR (Proec) promoveu na quinta-feira (5), um encontro entre representantes das comunidades do litoral do Paraná e universitária, no Setor Litoral, em Matinhos. A reunião teve como objetivo promover o diálogo entre os diversos atores visando colher contribuições para a construção do Plano de Cultura da UFPR.

O plano deverá contribuir efetivamente para o fortalecimento, resgate e divulgação da cultura caiçara paranaense. Segundo o professor Ilton Gonçalves da Silva, de Batuva, comunidade quilombola de Guaraqueçaba, “é necessário conciliar a vivência acadêmica com a prática”. Uziel Gomes Pinto, da comunidade de Potinga, em Guaraqueçaba, falou sobre as experiências de ações conjuntas entre a universidade e a comunidade: “com algumas orientações dos projetos da universidade conseguimos a documentação para que as farinheiras funcionassem dentro das cobranças da vigilâncias sanitária. Agora temos rótulos nos nossos produtos e distribuímos para alguns comerciantes locais”, ressaltou.

Para a pró-reitora de Extensão e Cultura, Deise Cristina de Lima Picanço, a reunião foi importante para enfatizar a relação da cultura com a questão do território. “Vamos pensar juntos estratégias para o fortalecimento das comunidades e das atividades de cultura”, finalizou.

Fonte: Setor Litoral

Sugestões

09 agosto, 2025

Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]

09 agosto, 2025

O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]

08 agosto, 2025

As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]

07 agosto, 2025

A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]