“Síndrome do X Frágil – pessoas, contextos e percursos” é uma obra publicada pela Editora da UFPR na versão brasileira. De autoria do professor Vitor Franco, da Universidade de Évora, Portugal, o livro foi adaptado para a língua portuguesa do Brasil pelo professor Rui Fernando Pilotto, do Departamento de Genética da UFPR.
A publicação reúne os resultados de um projeto coordenado pelo professor Franco com o objetivo de investigar as especificidades dos percursos de vida dos portadores da síndrome e de seus familiares sob a perspectiva da inclusão. O conteúdo do livro identifica e caracteriza as dificuldades e desafios observados na inclusão familiar, educativa, social e profissional dessas pessoas. A Síndrome do X Frágil é uma doença genética ligada ao Cromossomo X e uma das causas mais frequentes do atraso mental hereditário.
“O livro é informativo e científico”, considerou o presidente do Instituto Nacional de Reabilitação, José Serôdio. O autor descreve a obra como o resultado de um compromisso com a ciência, os doentes e as famílias. Além disso, a publicação também traz informações sobre as bases genéticas da doença e suas dimensões clínicas, descrevendo aspectos particulares das intervenções realizadas com crianças e jovens acometidos desta síndrome.
Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]
O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]
As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]
A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]