Imagem Padrão

Projeto da UFPR que auxilia imigrantes promove festa para encerrar as atividades de 2014

05 dezembro, 2014
13:35
Por
Extensão e Cultura

O Projeto Português Brasileiro para Migração Humanitária (PBMIH), que conta com apoio de alunos e professores do curso de Letras da Universidade Federal do Paraná, continua a promover a inclusão de imigrantes em Curitiba. No próximo sábado (6), um novo evento acontecerá na Praça de Bolso do Ciclista. A ideia da festa “Plas Ayisien – Somos Todos Migrantes”, que começa às 16h, é mostrar aos curitibanos um pouco sobre a cultura haitiana, promover a integração deles e também encerrar as atividades desse ano com os cerca de 200 alunos que fazem parte do projeto.

A Plas Ayisien terá diversas atividades, como exposição de fotos, oficina de estêncil, debates e show com a banda Recif. Além disso, quem passar por lá no sábado poderá experimentar a Soup Joumou, um prato típico haitiano e que é um dos símbolos da independência do país. De acordo com Bruna Ruano, coordenadora do PBMIH, todas essas ações visam realmente suavizar o processo de mudança pelo qual passam esses imigrantes, trazendo eles para essa nova realidade. “O evento foi pensado de maneira a proporcionar uma reflexão sobre a condição do migrante e abrir um canal de diálogo entre as diversas culturas que compõem a nossa cidade atualmente. Além disso, como parte do encerramento das atividades de 2014, o evento tem a ideia de celebração e artistas locais e haitianos mostrarão o seu trabalho em uma grande festa”, explica Bruna.

Foto: Rafael Mendonça

PBMIH – Projeto Português Brasileiro para Migração Humanitária
O projeto é desenvolvido por professores, alunos e servidores de diversos Setores e Departamentos da UFPR em parceria com o Celin – Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR, e ajuda os imigrantes em situação de vulnerabilidade social. Além das aulas de português, eles recebem também assessoria jurídica, aulas de informática e de História do Brasil, e atendimento psicológico.

Serviço
PLAS AYISYEN – Somos Todos Migrantes!
Local: Praça de Bolso do Ciclista (Rua São Francisco, 35 – Centro)
Data: 6 de dezembro (sábado)
Horário: 16h
Mais informações: Evento do PBMIH no Facebook

Por Kaleb Ferreira (sob orientação de Jéssica Maes)

Sugestões

09 agosto, 2025

Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]

09 agosto, 2025

O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]

08 agosto, 2025

As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]

07 agosto, 2025

A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]