Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Tartaruga-verde volta à natureza após reabilitação no LEC-UFPR

A equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), realizou a soltura de uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) na praia de Pontal do Sul, no município de Pontal do Paraná, na última sexta-feira (5).

A tartaruga juvenil foi encontrada no dia 17 de junho pela equipe de pesquisa do Programa Rebimar, realizado pela Associação Mar Brasil, parceira do LEC. A equipe, que faz ações de monitoramento da biodiversidade e proteção dos ambientes costeiros entre Guaratuba/PR e Iguape/SP, encaminhou o animal  ao Centro de Reabilitação da UFPR.

O réptil estava muito magro (caquético), apresentava diarreia, melena (fezes escuras, às vezes com sangue), além de muitas cracas na carapaça e no ventre (plastrão), por isso foi encaminhado para tratamento e recuperação da saúde. O animal respondeu bem aos procedimentos realizados pela equipe PMP-BS durante quase dois meses e se recuperou com sucesso para voltar ao mar.

A tartaruga-verde é uma espécie frequentemente encontrada no litoral paranaense, por utilizar a região para se alimentar. Ao encontrar tartarugas marinhas debilitadas ou mortas nas praias e ilhas do Paraná, é possível acionar ou entregar os animais para a equipe do PMP-BS/Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR pelo 0800 642 33 41 ou pelo whatsapp (41) 9 92138746.

Confira as fotos da soltura:

Sobre o PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O LEC/UFPR monitora o Trecho 6 (Paraná), compreendido entre os municípios de Guaratuba e Guaraqueçaba.

Por Comunicação | Laboratório de Ecologia e Conservação UFPR

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...