Uma iniciativa da Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura, juntamente com a Cinemateca Brasileira e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) ganhou parceria de nove universidades federais – entre elas, a UFPR – para apoiar a realização de documentários realizados por jovens de 18 a 29 anos de idade. O edital Jovem.Doc selecionará dez propostas, de 26 minutos de duração, em todo o país. Cada um dos projetos escolhidos receberá um prêmio de R$ 100 mil para produção da obra.
Os documentários deverão contemplar aspectos relacionados à participação social e política dos jovens em três eixos: inclusão, liberdade e participação do jovem na vida em sociedade; culturas urbanas, cultura digital e cidadania; produção cultural, prática esportiva e mobilidade territoriNotíciasal.
O Jovem.Doc será lançado em dez cidades brasileiras até dia 05 de dezembro. Em Curitiba, foi conhecido pelos alunos da UFPR em evento realizado no auditório do Setor de Arte, Comunicação e Design da Universidade (Sacod), no último dia 28. As inscrições serão abertas em breve e poderão ser feitas pelo site www.jovemdoc.org.br até dia 27 de fevereiro de 2015. Para participar, os jovens deverão se associar a uma empresa produtora registrada na Agência Nacional do Cinema (Ancine). Os dez documentários contemplados serão exibidos em TVs públicas e educativas.
Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]
O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]
As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]
A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]