Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Revista científica do Setor de Biológicas completa 50 anos com novidades

A Acta Biológica Paranaense – revista científica do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (SCB/UFPR) – completa 50 anos em 2022. 

A publicação recebe trabalhos científicos de diferentes áreas das ciências biológicas. São aceitos manuscritos originais, notas científicas e de revisão temática, em inglês ou português, com autores de quaisquer instituições. As publicações são em fluxo contínuo e as submissões são gratuitas. 

Desde o ano passado, uma nova equipe editorial está responsável pela modernização da Acta. Os procedimentos editoriais, como diretrizes aos autores e licenciamento estão em revisão para adequação às boas práticas editoriais, mas mantendo o escopo da revista. “Buscamos indexadores de periódicos de acesso aberto, mas para isso é preciso manter o fluxo e a qualidade das publicações”, explica o professor do Departamento de Zoologia Rodrigo Barbosa Gonçalves, atual editor-chefe do periódico. 

O conselho editorial é composto atualmente por profissionais de vários Setores da UFPR e também por colaboradores externos, de instituições como a Embrapa e a Unila. Outra novidade é que o periódico conta com um novo layout, em duas colunas, elaborado pela Seção de Apoio às Publicações Científicas Periódicas do Sistema de Bibliotecas da UFPR (SiBi). 

História 

A Acta publicou registros que se ligam à história do SCB. O primeiro volume da revista, em 1972, surgiu após a extinção do Boletim de Zoologia da UFPR, fundado pelo professor padre Jesus Santiago Moure e do Boletim de Botânica, criado por iniciativa dos professores daquele departamento. 

O professor aposentado Sebastião Laroca foi autor do primeiro artigo da Acta, que descreveu a estrutura de ninhos da mamangava Bombus brasiliensis em Antonina, Paraná. O docente também atuou como editor da publicação entre 1987 e 2021. 

Trecho do primeiro artigo publicado na Acta, em 1972

Laroca relata que o comitê de pareceristas incluía renomados cientistas nacionais e internacionais. O professor revela que os alguns manuscritos publicados na Acta foram traduzidos em vários idiomas, inclusive em mandarim, a pedido de uma plataforma chinesa de divulgação científica. “Com essa decisão, contribuímos para que quase 1/5 da humanidade tivesse oportunidade potencial de ler e consultar a revista”. 

Sitophilus zeamais, popularmente conhecido como gorgulho do milho, foi um dos insetos estudados no primeiro artigo da Acta publicado em 2022. Foto: Agrolink

O primeiro artigo da edição de 2022 traz contribuições de pesquisadores do Espírito Santo, sobre a atividade inseticida de óleos essenciais em duas espécies de besouros, Sitophilus zeamais e Acanthoscelides obtectus e está disponível em https://revistas.ufpr.br/acta. 

Por João Cubas (Aspec/SCB/UFPR)

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...