Raquel Rolnik, secretária nacional dos programas urbanos do Ministério das Cidades era a convidada especial e responsável pela palestra que apresentou o tema ‘Cidade: espaço de desigualdade e seus desafios de superação’. Na mesa de abertura, da qual era participante, a secretária enfatizou a importância da Universidade Federal do Paraná em tomar a iniciativa de abrir espaço para um tema tão importante para o desenvolvimento urbano. ‘Congratulo o reitor pela sua atitutde inédita e inovadora perante as outras universidades de tomar frente e abrir espaço na universidade para discussão de um tema fundamental para o desenvolvimento do País. Obrigado a todos que estão aqui realizando esse momento.’
O Seminário de Regularização Fundiária Sustentável e políticas públicas: debate necessário de acesso à terra urbana’ é uma promoção do Gabinete do Reitor da UFPR. Para o reitor Carlos Moreira Júnior a realização desse evento acontece porque a Universidade se preocupa com a cidade, com o Estado e com o País. ‘É preciso rapidamente mudar a educação para formarmos cidadãos que conheçam sobre a sua terra. Precisamos de uma educação libertária e cidadão. É missão da Universidade se envolver com temas como a regularização fundiária, enfrentar problemas e propor soluções. Essa é a universidade democrática na qual acredito’, falou na abertura do evento o reitor.
Ao longo de toda a sexta-feira, 20, diversos assuntos ligados ao tema principal serão abordados em oficinas e na mesa principal. O resultado final de toda a discussão será apresentado em documento que deverá ser divulgado aos vário órgãos interessados e responsáveis pela questão na cidade e no Estado.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Patricia Favorito Dorfman
Primeira universidade federal do Sul a reservar vagas para pessoas negras, a UFPR transformou o perfil do ensino […]
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]