Imagem Padrão

Dia do índio será comemorado no MusA com exposição e mesa-redonda

19 abril, 2007
00:00
Por

O MusA – Museu de Arte da UFPR – recebe a partir desta quinta-feira, 19 de abril, a mostra NAAKAI – a trama ritual na vida Wauja. A abertura da exposição, coordenada pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR e com curadoria da professora Maria Ignez Cruz Mello da Universidade Federal de Santa Catarina será às 19 horas.

A tribo indígena Wauja vive há cerca de 1.200 anos nas margens do rio Xingu. Como a maioria dos povos indígenas, os Wauja têm os rituais como tema central em suas vidas. Naakai é um ritual de proteção contra ‘espíritos perigosos’ – os apapaatai , compostos de música, dança, pintura corporal e distribuição de alimentos. Conforme o apapaatai que se queira ‘domesticar’, são confeccionadas máscaras com as características desse espírito. Na exposição, que fica em cartaz até o dia 9 de junho, será possível conhecer estas máscaras ritualísticas e também objetos como peças em cerâmica e arte plumária.

Na sexta-feira, dia 20 de abril, às 10 horas, como parte das atividades relacionadas à exposição, será realizada uma mesa-redonda sobre Naakai no Teatro Experimental da UFPR – TEUNI. Farão parte da mesa Eduardo Nozaki Cano, doador das peças indígenas; a professora Maria Ignez Cruz Mello da UFSC, curadora da exposição e a professora Edilene Coffaci de Lima do Departamento de Antropologia da UFPR.

Serviço:

Exposição ‘NAAKAI – a trama ritual na vida wauja’

MusA – Museu de Arte da UFPR (Prédio Central da UFPR, Praça Santos Andrade, Rua XV de Novembro, 695, Centro)

De 19 de abril a 09 de junho de 2007.

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Sábado, das 9h às 13h

Mesa-redonda ‘Naakai’.

TEUNI – Teatro Experimental da UFPR (Prédio Central da UFPR, Praça Santos Andrade,2º andar)

20 de abril, sexta-feira, das 10h às 12h.

Fonte: ACS

Sugestões

02 abril, 2026

A Universidade Federal do Paraná  (UFPR) realiza, entre os dias 25 e 30 de maio, a Semana de […]

02 abril, 2026

A Universidade Federal do Paraná iniciou, em 30 de março, uma nova etapa na formação de gestores educacionais […]

02 abril, 2026

Quem deseja aprender um novo idioma já pode se programar: o projeto +Celin, do Centro de Línguas e […]

01 abril, 2026

Formato com atuação da fundação como agente aduaneiro reduz dependência da cota do CNPq A adoção de modelos […]