Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Comissão organizadora da 75ª Reunião da SBPC reúne-se com parceiros e visita estrutura disponível para o evento

Na última semana, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu integrantes da comissão organizadora da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), evento que será sediado pela universidade em 2023.

Durante essa primeira visita técnica, os envolvidos na organização reuniram-se com parceiros, incluindo o Governo do Estado do Paraná, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Instituto Federal do Paraná (IFPR), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae – PR), entre outras instituições, e percorreram os campi da universidade para averiguar a infraestrutura disponível para a reunião anual.

Na quinta-feira (3) pela manhã, representantes da UFPR e da SBPC encontraram-se com integrantes do governo estadual para discutir a importância da reunião anual da SBPC, que é o principal evento científico do Brasil, e o potencial de Curitiba e do Paraná sediarem essa edição, que não acontece no estado desde 1986.

A UFPR solicitou o apoio e a parceria do governo do estado para a realização da reunião anual da SBPC e foi prontamente atendida. Foto: Camila Tonett/Vice-governadoria PR

De acordo com o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR, Rodrigo Arantes Reis, a reunião da SBPC é muito mais do que um evento científico, educacional, cultural e de divulgação e popularização da ciência. “É um evento político, que discute as principais políticas na área de ciência e tecnologia do Brasil. Por isso a importância em recrutar parceiros desse meio”, destaca.

Estavam presentes na reunião o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o secretário de educação do estado, Renato Feder; a superintendente geral da cultura do estado, Luciana Casagrande Pereira; o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; o diretor geral da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Michel Jorge Samaha; além do reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; da vice-reitora da UFPR, Graciela Inês Bolzón de Muniz; do pró-reitor de extensão e cultura da UFPR, Rodrigo Arantes Reis; do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro; e da secretaria geral da SBPC, Claudia Linhares.

Infraestrutura da UFPR

Os integrantes da comissão organizadora da SBPC também realizaram uma visita aos campi Centro Politécnico e Jardim Botânico, onde conheceram as salas, os auditórios e toda a infraestrutura disponível para a realização do evento. A partir dessa visita técnica, serão definidos quais espaços devem sediar as atrações da programação.

Em seguida, foi definida a data do encontro, que acontecerá na última semana de julho de 2023, entre os dias 23 e 29. Foram debatidos, ainda, a identidade visual e operacionalizações da parte de infraestrutura, projetos de captação e estruturação de parcerias.

Parceiros na organização da Reunião Anual da SBPC

Na última sexta-feira (4), a comissão organizadora se reuniu com a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da UTFPR, Claudia Regina Xavier; com o reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta; e com representantes do Sebrae – PR para debater a organização em conjunto do evento. “O próximo passo é ampliar os grupos de trabalho e as parcerias, visando à realização e à organização da 75ª Reunião da SBPC”, comenta Reis.

UFPR, UTFPR, IFPR e Sebrae -PR discutem parceria para organização da 75ª SBPC, em Curitiba. Foto: Divulgação

75ª Reunião da SBPC

O encontro sediado pela UFPR em 2023 deverá ser o primeiro plenamente presencial desde 2019, quando teve 12 mil inscritos e um público visitante de 40 mil pessoas. Curitiba foi sede do evento em cinco ocasiões, mas a última vez foi em 1986. A reunião anual não é realizada na região sul há 15 anos, quando teve Florianópolis como anfitriã.

A SBPC existe há mais de 70 anos e promove o desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e cultural do país. A Sociedade reúne entidades públicas e privadas de ciência e de tecnologia.

A reunião anual é realizada sem interrupções desde 1949 e é considerada o maior encontro de cientistas, estudantes e interessados em ciência do Brasil e da América Latina, com mais de dez mil inscritos em cada edição.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...