Em reunião com a equipe que integrou a Gestão 2002-2006 e com os administradores da atual gestão, o reitor Carlos Moreira Júnior expôs os dados que foram motivo de cumprimento pessoal do Ministro da Educação Fernando Haddad, em reunião na última quinta-feira, dia 15 de março. ‘A matriz de crescimento de alunos na graduação demonstrou que as universidades públicas já consolidadas cresceram em média 3,1% no ano de 2005. A UFPR, no mesmo período, cresceu 15,65% em números absolutos e 13,7% na média’, comemorou o reitor.
Esses dados demonstram que os rumos da política de acesso à graduação na UFPR está tendo o resultado esperado: amplia a possibilidade da comunidade se inserir na instituição. ‘Temos a estrutura e o corpo docente para atender a demanda. Precisavamos fazer a diferença e permitir que as vagas ociosas fossem ocupadas por estudantes com efetivas condições de estudar na UFPR’, afirmou o reitor. Esse aumento significativo de inserção de alunos na graduação é reflexo direto da ocupação das vagas ociosas pelo PROVAR. ‘Tenho muito o que agradecer a confiança do reitor em permitir que eu pudesse fazer parte desse processo. Sei que ajudei a construir a Universidade fazendo a diferença e não a mesma coisa’, completou a pró-reitora de Graduação, professora Rosana de Albuquerque. Foi a atual pró-reitora, que na primeira gestão era responsável pelo NAA – Núcleo de Acompanhamento Acadêmico, a gestora de todo o processo do PROVAR.
A ocupação de vagas ociosas na graduação é um dos itens do programa Universidade Nova apresentado pelo Ministro da Educação Fernando Haddad ao Presidente da República. ‘O Ministro solicitou que a equipe da UFPR faça uma apresentação sobre o PROVAR na ANDIFES para que seja compreendido e sirva de exemplo para outras instituições’, afirmou o reitor.
Para a vice-reitora na gestão 2003-2006 Maria Tarcisa Silva Bega e atual diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, essa apresentação dos dados demonstra que um projeto de universidade foi construído. ‘Fico feliz em ter participado desse projeto como pró-reitora e depois como vice-reitora. Agora fica o desafio da consolidação desses números. Mostramos que é possível ser ousado sem desestruturar e que o projeto é coletivo da comunidade universitária. Conseguimos a quantidade e agora precisamos consolidar a qualidade’, apoia. Já para o pró-reitor de Planejamento da gestão 2002-2006 e atual diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Zaki Akel Sobrinho, é um orgulho fazer parte dessa construção de universidade. ‘Além disso, é um prazer ver a continuidade da execução dos projetos. As iniciativas daquela gestão estão sendo continuadas e precisamos avançar. Também fico feliz pelo compartilhamento dos bons resultados’, enfatiza.
Para a servidora e atual vereadora Roseli Isidoro, é muito importante ver a consolidação dos projetos. ‘Levarei esses dados para a sessão da Câmara Municipal para ampliar a divulgação dessa importante conquista.’
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Patricia Favorito Dorfman
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]
Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição A Universidade […]