A pesquisadora da instituição alemã, Petra Schmidt, esteve na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura nesta terça-feira, 13, para estruturar o planejamento de atividade conjunta pesquisa/extensão. O projeto Solobioma faz parte do programa “Ciência e Tecnologia para a Mata Atlântica”, do CNPq, criado em 2002 para promover pesquisas sobre biodiversidade e desenvolver aplicações de conservação e manejo sustentável. Pela primeira vez unindo pesquisa à extensão, a indicação do programa de Guaraqueçaba como campo de estudo também para o projeto Solobioma possibilitará uma pesquisa participativa, com resultados práticos para os trabalhadores da região.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – Com 12 anos de existência, o Programa de Extensão Desenvolvimento Sustentável em Guaraqueçaba trabalha agricultura orgânica na produção de banana e palmito na região. Petra, que é doutora em zoologia, pretende trabalhar especificamente com a cultura do palmito, por estar presente em toda a região da Mata Atlântica e por ser uma espécie em extinção. As pesquisas são voltadas para a micro fauna da região, ou seja, serão estudados os pequenos animais – alguns visíveis apenas através de microscopia – que vivem no solo cultivado em Guaraqueçaba. A intenção é conhecer estes animais, bio indicadores da qualidade do solo e verificar como eles contribuem para a produção.
Esta parceria terá como resultados o registro, avanço e multiplicação de conhecimento, sem esquecer da formação da comunidade. Como explica Marlene Walflor, coordenadora do Programa de Guaraqueçaba, a parceria responde a demanda de estudos necessários para a população da região. “Passamos da pesquisa de base para a pesquisa aplicada, a extensão”. A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Sandra Kirchner Guimarães complementa: “é este o papel social da extensão, unindo pesquisa com aplicabilidade, é a troca entre a UFPR e a comunidade”.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Leticia Hoshiguti
Primeira universidade federal do Sul a reservar vagas para pessoas negras, a UFPR transformou o perfil do ensino […]
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]