Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura fecham cooperação de pesquisa

“Vamos ligar ações regionais e locais da nossa universidade – com sua centenária ação – a objetivos maiores da ordem global”, afirma o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.Foto: Devon Breen/Pixabay.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Universidade Federal do Paraná assinam um acordo de cooperação para desenvolver atividades nas áreas de nutrição alimentar, alterações climáticas, conservação do solo e da água e em legislação e política ambiental. O objetivo é trabalhar em conjunto para a realização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os que envolvem a vida na Terra, a igualdade de gênero, a água limpa e o saneamento e a erradicação da pobreza e da fome.

“A parceria com a UFPR é uma colaboração estratégica que contribuirá para melhorar a comparação de dados alimentares em todo o mundo e promover o desenvolvimento de capacidades e políticas voltadas para a gestão sustentável dos recursos naturais”, diz Eduardo Mansur, Diretor do Escritório de Mudanças Climáticas da FAO, Biodiversidade e Meio Ambiente.

De acordo com André Duarte, Diretor do Escritório Internacional da UFPR, as colaborações acadêmicas internacionais fazem parte da estratégia de internacionalização dos programas de pós-graduação da UFPR. “Isso é ainda mais verdadeiro quando se trata de colaborações que claramente contribuem para o desenvolvimento de pesquisas de alta qualidade em campos que são cruciais para a melhoria dos padrões de qualidade de vida no mundo”, destaca.

Economia Rural e Extensão e Nutrição

São dois departamentos da UFPR envolvidos na cooperação. O departamento de Economia Rural e Extensão vai atuar nas atividades relacionadas aos recursos hídricos e terrestres. O Departamento de Nutrição, vai agir por meio do Programa de Pós-Graduação em Nutrição. “Erradicar a pobreza, erradicar a fome e trabalhar no sentido de promover a igualdade de gênero, a água, o saneamento, são aspectos fundamentais, que estão não somente dentro dos objetivos de desenvolvimento sustentável, (…) mas que permitem ligar ações regionais e locais da nossa universidade – com sua centenária ação – a objetivos maiores da ordem global”, avalia o professor Franscisco de Assis Mendonça, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR.

A professora Sandra Crispim, da Nutrição, explica que o plano de trabalho até 2025 envolve a harmonização dos dados dietéticos do Brasil na plataforma da FAO, acesso e certificação a cursos da FAO relevantes e pertinentes aos programas de aprendizagem da UFPR  e também o  apoio aos países da América Latina e do Caribe na realização de pesquisas individuais de consumo alimentar. “No momento, estamos trabalhando com os dados das pesquisas nacionais de consumo alimentar coletados pelo IBGE e dando suporte a duas pesquisas que estão acontecendo no Caribe, com envolvimento de alunas e egressas do Mestrado do Programa de Pós Graduação em Alimentação e Nutrição”, informa a professora.

 

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...