Imagem Padrão

Embaixador da Polônia visita o reitor da UFPR para fechamento de futuros acordos de cooperação

15 março, 2007
00:00
Por

O Paraná tem a segunda maior comunidade polonesa fora da Polônia, só ultrapassado pela colônia de Chicago, Estados Unidos. Por isso o interesse da atual gestão da UFPR em aumentar a aproximação com aquele País promovendo novos acordos de mobilidade acadêmica voltados principalmente para a graduação.

“Um dos grandes interesses é na área do aprendizado da língua”, explica o professor Antonio Carlos Gondim, assessor da Assessoria de Assuntos Internacionais da UFPR. “O Departamento de Línguas Estrangeiras e Modernas e o Centro de Línguas já estão elaborando projetos para o fechamento de convênios, mas sempre procuramos fazer acordos mais abrangentes envolvendo todas as atividades em todas as áreas do conhecimento. A ênfase na graduação se dá porque os programas de pós-graduação têm autonomia com bolsas diretas. Já a graduação precisa de acordos fechados que garantam a validação dos créditos cursados fora do país de origem.”

O reitor da UFPR Carlos Augusto Moreira Júnior já tem programada uma visita à Polônia para o final do mês de maio quando deverá negociar novamente um antigo convênio – já vencido – com a Universidade de Krakowia. “Estamos num momento de internacionalização da UFPR e esta é uma boa oportunidade para visitarmos a Polônia, comentou Moreira Júnior. “Queremos oferecer a possibilidade para que todos os anos pelo menos 1,2 mil alunos nossos possam ir ao exterior. Isso significa que 20% do nosso alunado poderão ter um estágio fora do País ao final do seu curso. Como cada estudante tem um perfil e um país de desejo, acreditamos que isso também acontecerá com relação à Polônia já que temos muitos descentes de poloneses aqui.”

O embaixador da Polônia confirmou a importância da renovação do convênio com a Universidade de Krakowia, mas fez questão de ressaltar a existência de várias outras universidades de interesse que poderiam participar de futuras parcerias. Reforçou também a necessidade de um contato com o Ministério da Educação daquele País para a identificação de áreas que pudessem vir a despertar a atenção da iniciativa privada, o que poderia ajudar a financiar a mobilidade dos estudantes.

Kulpiowski também aproveitou para convidar o reitor para participar, no mês de abril, de uma reunião com o Presidente do Senado da Polônia que estará no Brasil em missão especial. “Queremos vincular o Paraná como uma região polonesa no que diz respeito à tradição, cultura e economia”, disse. “Queremos por vida nestes acordos”, confirmou pedindo para que a UFPR elaborasse uma carta contendo as áreas de interesse de intercâmbio para ser reencaminhada por ele ao Ministério da Educação polonês.

Também participou da reunião do Gabinete na Reitoria o professor do Departamento de Administração Marcos Domakoski.

Foto(s) relacionada(s):


Os visitantes no Gabinete do Reitor
Foto: Izabel Liviski

Fonte: Vivian de Albuquerque

Sugestões

19 novembro, 2025

Primeira universidade federal do Sul a reservar vagas para pessoas negras, a UFPR transformou o perfil do ensino […]

18 novembro, 2025

O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]

18 novembro, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]

17 novembro, 2025

Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]