Dom Rafael Biernaski celebra missa de reconsagração da Capela a Nossa Senhora do Carmo - FOTO: Ana Assunção
Após pouco mais de um ano de reformas, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) entregou à comunidade um de seus espaços mais antigos e importantes dentro da história patrimonial do estado. A Capela Nossa Senhora do Carmo, parte do prédio da Reitoria desde sua fundação, em 1958, foi toda restaurada, seguindo projeto que priorizou retorno aos aspectos originais da obra. A cerimônia de reinauguração e dedicação do altar foi realizada na noite desta quinta-feira (07).
O evento reabriu as portas da Capela e mostrou um espaço mais amplo e renovado, incluindo intervenção em piso, pintura, bancos, genoflexórios, ambão, altar, iluminação, esquadrias, parte elétrica, sacristia, além de reforma dos banheiros para adequação às normas mais recentes de adaptabilidade a portadores de necessidades especiais. “Tivemos a preocupação em fazer um levantamento histórico detalhado e, para isso, contamos com acompanhamento da Coordenadoria de Patrimônio do Estado (CPE). Não só a parte interna, mas também a área externa recebeu atenção e voltou a suas características originais, ganhando de novo um jardim, até então encoberto por paralelepípedos”, explica o diretor de Infraestrutura da Prefeitura da Cidade Universitária (PCU), Luiz Carlos da Silva.
O colorido iluminado dos 42 metros de vitral datado à década de 50 continua garantindo belos visuais. Restaurado, peça a peça, durante oitos meses de 2013, os vidros preservaram a arte que retrata momentos da via sacra e serve agora de fundo para o novo altar reposicionado. Justamente por essas mudanças e alterações estruturais, após reinauguração do espaço, a Capela foi reconsagrada a Nossa Senhora do Carmo, em missa celebrada pelo bispo e administrador arquidiocesano, Dom Rafael Biernaski.
A cerimônia, conhecida como “dedicação do altar”, foi realizada em tom solene, com a participação do Coral da Esperança interpretando cantos gregorianos do Ordinário da Missa Gregoriana de Angelis – dedicado a momentos especiais da Igreja Católica. “Este é um espaço que se reapropria de sua importância. É um local de encontro com Deus, de construção do diálogo que faz parte de nossa existência humana”, afirma Dom Rafael Biernaski.
Reitor Zaki Akel Sobrinho e Dom Rafael Biernaski descerraram placa de reinauguração - FOTO: Ana Assunção
Para o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, a Capela é aberta a todas as religiões, exercendo papel conciliador das diferenças e de difusão da fé. “Esta é umas das mais bonitas obras entregues pela Universidade à comunidade,
tanto por seu valor histórico quanto por seu sentido de paz. Esperamos que seja intensamente usada e acolha cada vez mais pessoas como um espaço ecumênico de reflexão e disseminação da fraternidade e da compreensão humana”, diz o reitor.
Programação
A Capela Nossa Senhora do Carmo já está aberta à comunidade. A partir da próxima semana, por exemplo, todas as noites de quinta-feira receberão as Oficinas de Oração e Vida – ação idealizada pelo frei Ignácio Larrañaga, sacerdote capuchinho. Ministradas na UFPR pelo guia Everton de Andrade, as oficinas pretendem contribuir para a qualidade de vida e auxiliar os participantes a encontrarem resiliência diante de situações adversas, por meio de exercícios de reflexões, meditações, silenciamentos, leitura da Bíblia e oração pessoal. A participação é aberta a todos, independentemente da religião que frequentem.
Mais informações: 3360-5179 (horário comercial / evertondeandrade@yahoo.com.br
Confira aqui como ficou o restauro da Capela Nossa Senhora do Carmo.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou nesta sexta-feira (21) a primeira chamada complementar do Vestibular 2025. São […]
Uma ação colaborativa que busca o compartilhamento e reflexão sobre as paisagens, personagens e vivências das comunidades caiçaras […]
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.