A solenidade, num palco armado nas escadarias do prédio símbolo de Curitiba levou até a Praça Santos Andrade, professores, funcionários, estudantes que já freqüentam a instituição e também alguns que ainda sonham em fazer parte desta comunidade.
O coral da UFPR regido pelo maestro Álvaro Nadolny abriu a cerimônia com uma apresentação diferente. Os componentes divididos em pequenos grupos cantaram nas janelas do Prédio Histórico e chamavam a atenção de quem passava pelo local. Em seguida foi feito o lançamento do projeto “Campus Central da Universidade: uma idéia para Curitiba”. O coordenador do programa, professor Emmanuel Appel, explicou como será feita a revitalização da região para criar um corredor cultural
ATRAIR MORADORES – O objetivo do projeto é atrair de novo moradores para o centro de Curitiba. Nos últimos anos a região vem perdendo as pessoas que habitavam os apartamentos do anel central. São moradores que estão preferindo bairros e lugares mais seguros e sossegados. Agora o projeto de revitalização quer criar atrativos para que os curitibanos voltem a residir e também a freqüentar o centro. Para o professor Appel “na medida em que vão desaparecendo as livrarias, os cafés, os teatros do centro, não perde só a Universidade como perde toda a cidade”. Por isso, “queremos fazer desta região um espaço à altura da própria história” destacou Emmanuel Appel.
A UFPR vai trabalhar em parceria com a Prefeitura de Curitiba, com o IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e com os Correios. Em uma das frentes há a possibilidade de transformar o prédio do Correio em Centro Cultural, com uma biblioteca 24 horas, espaços para exposições, cursos e estabelecer convênios para levar atividades ao antigo Cine Luz. Outra vertente será atuar em conjunto com o Teatro Guaira ofertando atividades de cultura. O professor Appel garante que em cinco anos quando a UFPR chegar ao centenário, já teremos resultados deste projeto.
O reitor Carlos Moreira Júnior destacou na solenidade a importância do prédio histórico da UFPR para a capital. Lembrou que depois das manifestações pelas eleições diretas e pelo impeachment as escadarias se transformaram no lugar de referência para protestos e manifestações.
GRIFFE – Um dos momentos que mais chamou a atenção na solenidade foi o lançamento da “Griffe 2007 ”. Bailarinos da Cia de Dança Téssera se transformaram em modelos e desfilaram a nova moda da Universidade. Há camisetas, moletons, agasalhos, cadernos, mochilas, canetas e canecas com a marca da instituição. Os produtos agora passam a ser vendidos na loja da Griffe, no prédio da Fundação da UFPR, Rua João Negrão, 280. Contados poderão ser feitos pelos telefones 3360-5097 e 3360-7041. Também nos eventos realizados na Universidade será possível adquirir os produtos.
PROGRAMAÇÃO O ANO TODO – As comemorações dos 95 anos vão até dezembro, mês do aniversário da instituição. Ainda em março, abre no Museu Universitário – MusA – a exposição do artista plástico paranaense Mário Rubinski, com trabalhos em técnicas mistas. O MusA fica no Prédio Central, na Praça Santos Andrade Também no fim de semana de 24 e 25 serão realizados no Litoral os jogos de verão.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: ACS
Estudantes de graduação poderão ministrar oficinas e receber bolsas; comunidade também pode participar de modo voluntário. Inscrições até […]
Com profundo pesar, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento do professor aposentado Luiz Vamberto de […]
Qual a visão que os paranaenses têm sobre ciência e tecnologia? Este foi o tema da Pesquisa de […]
Caminhabilidade marca cidades com boa qualidade de vida e norteou o projeto Caminhar Curitiba para avaliar trajeto de […]