Imagem Padrão

Calouros da UFPR são recepcionados com atividades durante esta semana

01 março, 2007
00:00
Por

Para muitos, os primeiros passos na universidade percorrem os próprios espaços dos cursos escolhidos, visitando instalações, laboratórios, salas de aula e anfiteatros.

A intenção das unidades com essas visitas é familiarizar o estudante com sua nova realidade, além de viabilizar a integração com a comunidade universitária. Como a Universidade também significa dedicação, esta já é sentida logo na chegada. Um exemplo é a experiência dos alunos do curso de Medicina Veterinária que no início da semana realizaram um mutirão de limpeza no Hospital Veterinário recém reformado. Além de conhecerem bem as instalações do espaço em que irão atuar, os calouros aprendem que é preciso cuidar dos laboratórios para que eles sejam sempre espaços de aprendizado.

Profissões – Conhecer a realidade de cada profissão é outro objetivo da recepção. Para tanto, visitar uma indústria madeireira e outra de molduras no interior do Estado sem dúvida é de interesse dos futuros engenheiros industriais madeireiros. Ainda os calouros do curso de Pedagogia estão tendo uma semana movimentada com informações sobre o Ensino Superior, sobre a situação atual do pedagogo no Brasil, além de palestras, programação cultural e confraternização.

Nesse percurso, os alunos do curso de Engenharia Cartográfica experimentam a navegação com GPS na manhã do dia 01 de março; os calouros de Engenharia de Produção têm a possibilidade de saber mais sobre “Gestão de Processos” e sobre “A qualidade da produção na economia mundial”, temas ministrados por profissionais da área. Já os estudantes de Física conhecerão os laboratórios a partir do dia 01 de março.

Visitas – O Setor de Ciências Sociais Aplicadas destaca para os futuros profissionais “A importância da formação acadêmica na vida profissional”, orientações repassadas pela Secretária da Educação de Curitiba, Eleonora Bonato Fruet. Extensa também é a programação para os calouros do Setor de Ciências Biológicas. Durante o decorrer da semana os alunos já participaram de atividades como doação de sangue e gincana educativa. Para os próximos dias os programas serão conhecer a Fazenda Experimental Canguiri, visitar a Ilha do Mel e ainda participar do mutirão de coleta de lixo nas praias na manhã de domingo, dia 4 de março. As primeiras direções sobre a vida de um profissional da Saúde receberam os futuros médicos, e a tecnologia das engenharias foi assunto da semana para os novos acadêmicos.

Integração – Uma grande integração aconteceu no dia 28 de fevereiro, reunindo os novos alunos do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Os centros acadêmicos dos vários cursos do Setor organizaram um piquenique no pátio da Reitoria, cada aluno trouxe o seu lanche para compartilhar com os colegas, informou o coordenador do Centro Acadêmico de Ciências Sociais Diógenes Parzianello. Durante à tarde, os alunos também puderam escolher uma atividade entre as 10 oficinas ofertadas: Teatro,Caricatura, História em Quadrinhos, Malabares, Stencil, Fotografia, Palhaço Clown, Zine, Mídia Feminista e Vegetarianismo. Ainda à noite, várias bandas se apresentarão finalizando com o Maracatu.

Foto(s) relacionada(s):


Atividade do curso de Pedagogia
Foto: Isabel Liviski

Fonte: Sônia Loyola

Sugestões

18 novembro, 2025

O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]

18 novembro, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]

17 novembro, 2025

Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]

13 novembro, 2025

Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição  A Universidade […]