O grupo de manifestantes que levou à suspensão a sessão do Conselho Universitário (Coun) que votaria a proposta de cogestão dos hospitais-escola da UFPR com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) tomou corpo com a participação de representantes de sindicatos de outras cidades e até de outros estados, que, portanto, não representam qualquer categoria da universidade nem os usuários dos hospitais da UFPR. Outros manifestantes aproveitaram a ocasião para partidarizar o debate, por meio do uso de bandeiras de partidos políticos e de movimentos sociais.
O Coun é o órgão máximo deliberativo para traçar a política da UFPR e é composto por representantes de todas as categorias da comunidade universitária e da sociedade civil. Entre os conselheiros há inclusive membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba (Sinditest), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR). Na sessão que seria realizada na quarta-feira (4), todos teriam direito a voz e a voto.
Embora em seu site o Sinditest afirme que estavam concentrados no pátio da Reitoria “alunos, técnicos administrativos e docentes, trabalhadores FUNPAR, integrantes da Frente de Luta ‘Para não perder o HC’ e usuários do Hospital”, muitos dos manifestantes declararam em alto falante pertencer a instituições de Maringá, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
A aglomeração de manifestantes e a exaltação de ânimos, promovida em parte pelos manifestantes externos, chegou ao ponto em que um dos conselheiros do Coun, Tibiriçá Krüger Moreira, foi agredido fisicamente. Além disso, o bloqueio de acesso à sessão, promovido pelo grupo que protestava, impediu que a sessão, com o debate de ideias, fosse realizada.
Faixa contra a cogestão dos hospitais da UFPR com a Ebserh é assinada por sindicato de Santa Catarina - Foto: Marcos Solivan
Mais de 600 jovens, com idade entre 15 e 29 anos, são vítimas de assassinato a cada ano […]
Encontro faz parte de semana voltada ao enfrentamento de violências no ambiente acadêmico A Universidade Federal do Paraná […]
Evento reuniu autoridades e comunidade acadêmica, e contou com homenagens e apresentação do Coro da UFPR Por UFPR […]
Na mostra, podem ser conferidos 30 obras feitas em suportes como cerâmica, tecidos tingidos com tinta de solo, […]