Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisa da UFPR identifica nível de proficiência de inglês para ensino-aprendizagem; participantes podem fazer Toefl

Ministrar aulas em inglês fortalece a chamada “internacionalização em casa”, que abre a oportunidade de participação de estudantes e professores de vários países. Ao saber o nível mínimo de proficiência do idioma para o processo de ensino-aprendizagem ainda é possível ampliar a oferta de disciplinas. As informações são apontadas em pesquisa desenvolvida pelo professor Ron Martinez, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que também é diretor do Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da UFPR. Recentemente, a continuidade do estudo que começou no ano passado foi aprovada em edital da Educational Testing Service (ETS), dos Estados Unidos, que produz o Toefl (Teste de Inglês como uma Língua Estrangeira).

Além de cerca de US$ 50 mil para custear bolsas de pesquisa de estudantes de graduação e pós-graduação, a ETS fornecerá 1,2 mil vagas para uma versão especial do teste Toefl iBT, versão mais completa que inclui avaliação de todas as habilidades em inglês. O Toefl será utilizado como instrumento de pesquisa para avaliar o nível de proficiência necessário para o processo de ensino-aprendizagem em universidades de todo o Brasil – 600 testes Toefl serão exclusivamente para a UFPR. Professores e estudantes de qualquer área de conhecimento interessados em participar podem enviar e-mail para emi@ufpr.br – o único requisito é ser professor ou aluno de qualquer disciplina ministrada por meio de língua inglesa.

Além de participar da pesquisa, professores receberam capacitação para ministrar aulas em inglês. Foto: Leonardo Bettinelli/Sucom-UFPR, 2019

Martinez destaca que o estudo terá impacto em termos de políticas linguísticas no mundo. “A UFPR estará contribuindo com informações a respeito de políticas linguísticas para o mundo inteiro já que essa questão sobre níveis mínimos [para ensino-aprendizagem] nunca foi respondida”. O pesquisador acrescenta que os resultados podem abrir mais disciplinas em língua inglesa na Universidade. “Essa internacionalização em casa é bastante democratizante e inclusiva, sem privilegiar quem tem condições financeiras e pessoais de viajar”.

O professor da UFPR é o primeiro pesquisador que recebe o fomento da norte-americana ETS no Brasil e na América Latina. “É um ponto de muito orgulho para a UFPR uma vez que todos os anos centenas de trabalhos de todo o mundo são enviados à ETS, e destes somente três são contemplados”, diz Martinez.

Resultados anteriores

O projeto de pesquisa “Metodologia de educação superior: inglês como meio de instrução” descobriu que o nível mínimo para professores lecionarem em inglês é o B2, considerado intermediário-alto no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), padrão reconhecido internacionalmente para categorizar a proficiência em um idioma. O estudo coordenado pelo professor Ron Martinez, com parceiros da Universidade de Cambridge no Reino Unido, teve apoio do Conselho Britânico e foi desenvolvido entre 2016 e 2019 – o projeto aprovado recentemente pela ETS avaliará tanto professores quanto estudantes.

Um dos objetivos do projeto original foi elevar a confiança de docentes sobre a própria proficiência. “Muitas pessoas acreditavam que era necessário ter C1, um nível muito avançado para lecionar no idioma, mas a pesquisa mostra que o B2 é suficiente para a maioria dos casos. Essa é uma boa notícia para professores do Brasil uma vez que diferente de outros contextos no mundo os brasileiros não conseguem um nível de proficiência tão alto com tanta frequência”, diz o pesquisador.

No estudo que Martinez conduziu com os parceiros da Universidade de Cambridge, foi avaliada a proficiência linguística de 26 professores e 50 alunos de graduação e pós-graduação de diversas áreas de conhecimento da UFPR, de universidades estaduais do Paraná e do exterior. Participaram estudantes do Brasil, Alemanha, Estados Unidos, República Checa, França, México, Colômbia e Argentina. Além disso, desde 2016, cerca de 130 professores já receberam capacitação para ministrar aulas no idioma.

Por Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...