Um debate promovido pelo Núcleo de Estudos em Bioética – NEB e aberto a membros de comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, pesquisadores e demais interessados em pesquisa vai debater a nova resolução 466/2012 do Ministério da Saúde, que trata de pesquisas e testes em seres humanos .
Será um momento oportuno para discussão e análise da nova Resolução 466/2012, que substitui a 196/1996 e igualmente das novas Normas Operacionais para os Comitês de Ética em Pesquisa, na presença do coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa em Seres Humanos – CONEP -, Jorge Alves de Almeida Venâncio.
A resolução incorpora, sob a ótica do indivíduo e das coletividades, referenciais da bioética, tais como, autonomia, não maleficência, beneficência, justiça e equidade, dentre outros, e visa assegurar os direitos e deveres dos participantes da pesquisa, segundo o Conselho Nacional de Saúde.
O evento será no dia 11 de novembro, às 14 horas, no auditório Maurício Bissoli, Campus Jardim Botânico da UFPR, Av. Lothário Meissner, 632, Curitiba.
Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]
O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]
As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]
A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]