“Contextos e traumas de maio de 1968 na UFPR” é uma das temáticas que será debatida nesta quarta-feira (11), a partir das 14 horas, na Sala Homero de Barros, Edifício D. Pedro I, 1º andar, Reitoria. As discussões, que serão conduzidas por José Roberto Braga Portella, Christiane Marques Szesz e Renato Lopes Leite, integram a programação do evento “Reflexões UFPR 100 anos”, programado para amanhã, a partir das 9 horas, com solenidade que será aberta pelo reitor Zaki Akel Sobrinho. Na sequência, haverá o lançamento oficial da obra, que tem o mesmo nome do evento, bem como, será apresentada a organização do livro e o processo de digitalização de obras e documentos da UFPR.
Os organizadores do evento, professores Renato Lopes Leite e Ricardo Costa Oliveira, dos Departamentos de História e de Ciências Sociais, respectivamente, destacam que das 10 às 11h30 serão promovidas dentro da temática Origens e atores da Universidade, a palestra “Intelectuais e o processo de formação da UFPR (1912-1950)”, a ser proferida por Carlos Eduardo Vieira e Névio de Campos; “A Universidade e a genealogia paranaense criaram antigas elites acadêmicas, políticas e redes de parentesco na formação da UFPR”, esse tema será abordado por Ricardo Oliveira e “Flávio Suplicy de Lacerda: cruzada pela federalização e expansão da UFPR”, assunto que será apresentado por Névio de Campos.
No período da tarde, das 14 às 15h30, serão debatidas questões em torno dos Movimentos sociais, pesquisa e extensão na UFPR. A professora Márcia Dalledone Siqueira falará sobre “A história da ciência/pesquisa da UFPR” e a diretora do Setor de Ciências Humanas, Maria Tarcisa Silva Bega e a professora Sandra Sueli Bergonsi abordam “A Extensão Universitária: institucionalização tardia”.
Na sequência, a partir das 15h50, as discussões girarão em torno da arte e cultura na UFPR. Key Imaguire Júnior fala sobre “O Edifício Central da UFPR: a força de um símbolo”; Ary Giordani e Vanessa Curty argumentam sobre “Teatro na UFPR” e Fernando Bini faz considerações sobre o pintor “Theodoro de Bona e o retrato de Victor Ferreira do Amaral”.
Biossensor, fertilizante e turbina noticiados pela revista Ciência UFPR são agora inovações reconhecidas publicamente.
Encerrada a votação para representantes dos servidores técnico-administrativos (TAEs) nos conselhos superiores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) […]
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]