Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Cerimônia encerra Escola de Verão sobre preservação de dados digitais com presença de professores da Alemanha

Nesta quinta-feira (28/03), o campus do Jardim Botânico recebeu a cerimônia de encerramento da DAAD Summer School 2019, organizada pelo Curso de Pós-graduação de Informática da UFPR em parceria com a Universidade de Freiburg, na Alemanha. Métodos de gerenciamento de dados digitais utilizados em pesquisa e os conceitos e a preservação relacionados ao acesso destes dados no futuro foram os temas do evento. A mesa contou com a presença do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Francisco de Assis Mendonça, a vice-diretora do Setor de Ciências Exatas, Ana Luísa Lacava Lordello, dos professores convidados Gehard Schneider e Dirk von Suchodoletz e pelo professor Daniel Weingaertner, organizador do evento. O curso foi oferecido como uma disciplina transversal, projeto da PRPPG que abre a oportunidade a estudantes de pós-graduação de cursar uma disciplina fora de seu programa, com a possibilidade da modalidade de ensino à distância.

Encerramento DAAD Summer School 2019 – foto: Marcos Solivan

Lordello em seu discurso destacou a importância da internacionalização da universidade, interlocução acompanhada por Mendonça. “É muito bom, num momento tão difícil como o que passa o país, ver um curso da mais alta qualidade como este em nossa universidade”, comemorou o pró-reitor.

Schneider, um dos palestrantes do curso, lembrou da importância de eventos como estes, que permitem o contato com diferentes perspectivas. Sobre o tema, lembrou da importância de compreender o todo da questão que envolve o gerenciamento e o armazenamento de dados para garantir que possam ser acessíveis e compreensíveis no futuro. “Nós precisamos de rapidez no armazenamento de dados, precisamos de supercomputadores e também precisamos falar sobre os algoritmos utilizados. Podemos acabar perdendo pacotes (packages) de software e os dados que dependiam destes pacotes não poderão mais ser lidos. Precisamos discutir como manter estes dados compreensíveis não só tecnicamente mas também em seus significados”*.

Encerramento DAAD Summer School 2019 - foto: Marcos Solivan
Encerramento DAAD Summer School 2019 – foto: Marcos Solivan

O professor alemão lembrou que apesar da diferença dos contextos, os desafios são parecidos. “Os problemas precisam de diferentes soluções porque temos de considerar as diferentes situações políticas e de estrutura local, mas no fim tratamos do mesmo problema central, como manter os dados para o futuro de uma maneira que as pessoas daqui muitos anos possam ainda acessá-los e compreendê-los”*, afirmou o professor.

Encerramento DAAD Summer School 2019 - foto: Marcos Solivan
Encerramento DAAD Summer School 2019 – foto: Marcos Solivan

Weingaertner lembrou que em todas as áreas científicas se usam volumes cada vez maiores de dados e isso implica em diversas questões sobre o gerenciamento, privacidade, armazenamento e reprodução dessas informações. “É um desafio para a ciência da computação, como vamos garantir que os dados não se alterem a longo prazo? Um livro guardado na biblioteca, se não for destruído, vai manter as mesmas letras daqui a 100 anos, quando o dado é digital isso não é verdade, alguém pode alterá-lo, alguém pode falsificá-lo, são questões de extrema importância numa época em que a pesquisa se baseia cada vez mais numa grande quantidade de dados digitais”, completou.

Todas as aulas foram transmitidas ao vivo e estão disponível no Youtube, o que é fruto de uma parceria entre a PRPPG e a TV UFPR.

O curso foi destinado a estudantes de pós-graduação em Informática de universidades brasileiras, profissionais e pós-graduandos de outras áreas relacionadas à preservação de acervos digitais. Além de Schneider, palestraram no curso os professores Klaus Rechert, Dirk von Suchodoletz, Bernd Wiebelt e Jonathan Bauer, da Universidade de Freiburg, e os professor Cristopher Houser e Daniel Seybold, da Universidade de Ulm. Também palestraram os professores da UFPR, Luiz Eduardos Soares de Oliveira, Lígia Setenareski, Janete Back Estevão e Koralayne C. R. Lima, e, do Laboratório Nacional de Computação Científica, Bruno Schulze.

 

 

*Tradução livre de entrevista gravada

Por Rodrigo Choinski

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...