Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Campus Jandaia do Sul participa do III Vale da Ciência

O Vale da Ciência é um evento de educação, divulgação e popularização da Ciência e Tecnologia que tem lugar na região do Vale do Ivaí, agrupando 26 municípios de pequeno e médio porte do estado do Paraná.

O ano de 2018 marca a realização da terceira edição do evento, com a participação do Campus da Universidade Federal do Paraná em Jandaia do Sul na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Nos anos de 2015 e 2016, cerca de 4000 pessoas de todas as idades puderam participar das atividades realizadas. Em 2018, o Vale da Ciência será realizado nos dias 15 a 17 de outubro. Entre as iniciativas previstas está a realização de Palestras, Exposições, Planetário, Minicursos e Feira de Ciências, que contará com a participação das escolas do município de Jandaia do Sul e região.

Atividades ofertadas

Dentre as diversas atividades desenvolvidas durante o evento está a terceira edição da mostra científica e tecnológica. Na oportunidade,  estudantes das escolas de Educação Básica da cidade de Jandaia do Sul e de toda a região do Vale do Ivaí apresentarão os resultados das investigações desenvolvidas por alunos e professores durante o período que antecede a realização do III Vale.

As escolas poderão inscrever seus projetos para participação na Feira de Ciências até dia 1º de outubro.

A programação do III Vale da Ciência contará ainda com a oferta de minicursos,  elaborados por estudantes dos cursos de graduação da UFPR – Jandaia do Sul. Os temas abordados trabalharão a Ciência para redução das desigualdades, direcionados aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Dentre os temas dos minicursos estão: FakeQuímica, Show da Física e Jogos africanos.

Visitas guiadas pelos Laboratórios da UFPR

Que tal conhecer um tanto sobre Arquitetura Computacional, Física, Química, Matemática e Solos por meio de uma visita guiada e divertida pelos espaços da UFPR – Jandaia do Sul? Essa é outra atividade proposta pelo III Vale, que abrirá três opções ao participantes:

Um diorama (um computador construído em escala aumentada), para saber um pouco mais sobre o funcionamento da máquina, por meio de uma visita guiada pela galera que está “Por dentro do computador”.
O laboratório de Práticas Pedagógicas de Ciências Exatas (Física, Química e Matemática), onde poderemos conversar sobre ciências por meio de experimentos, materiais didático-manipuláveis e jogos.

Uma exposição desenvolvida pelo projeto “Solo na escola”. Nesse espaço você poderá aprender um pouco sobre esse importante recurso natural, os solos, por meio de experimentos visuais e interativos. De quebra, ao fim da visitação você poderá botar a mão na massa, ou melhor, no solo, e criar tinta por meio de solos.

Mais informações aqui.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...