Essas perguntas serão respondidas pelo cientista político Ricardo Costa de Oliveira, do Departamento de Ciências Sociais, durante mais uma das etapas do Evento “Chimarrão com Cultura”, que acontece nesta quinta-feira, dia 21 de setembro, às 19 horas no Salão Nobre do curso de Direito, 1º andar do Prédio Histórico da Praça Santos Andrade.
Na palestra sobre a “A visão dos estrangeiros a partir das elites brasileiras tradicionais”, o professor Ricardo aborda a trajetória das relações com os imigrantes franceses, ingleses, holandeses e castelhanos, desde o período colonial, marcado pela violência, avançando pela época da construção nacional e do discurso liberalista: positividade à vinda dos imigrantes não-ibéricos, passando ainda pela campanha da nacionalização, durante a instituição do Estado Novo e da Segunda Guerra Mundial – 1937 a 1945. Segundo o professor, “a chegada aos dias de hoje remete as questões da globalização e da busca de identidades brasileiras até à procura da cidadania étnica”.
Na seqüência, o professor Luis Fernando Lopes, do Departamento de Direito, aborda “O paranismo, imigração e a identidade curitibana”. Integrando o mesmo evento, no dia 28 de setembro, as palestras ministradas por historiadores serão sobre “A imigração alemã ao Paraná. A assimilação nos campos gerais. Ser brasileiro alemão” e os “Poloneses. Memórias das mulheres verdureiras em Curitiba. Ser brasileiro polonês”. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3310-2703 e 3310-2625 (período da tarde).
Fonte: Sônia Loyola
Em alusão ao Dia Mundial da Adoção (9/11), trazemos uma reflexão sobre a ausência de entendimento jurídico sólido […]
Na última terça-feira (04), em Brasília, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi ganhadora do VI Prêmio RGB, […]
Evento reúne projetos e trabalhos de pesquisa de estudantes da escola até a graduação de todo o Paraná […]
O projeto de extensão “Educação Ambiental: um caminho para a sustentabilidade – Parte 2”, vinculado à Pró-Reitoria de […]