A Universidade Federal do Paraná completa 105 anos no dia 19 de dezembro. Uma longa história, que influenciou e mudou a vida de milhares de pessoas. Para celebrar, nas próximas semanas o portal da UFPR vai publicar depoimentos de pessoas que têm ou tiveram vínculo com a universidade em algum momento.
Adriano Massuda – Medicina
Foi secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, secretário de Saúde de Curitiba e secretário nacional de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do MS, entre outras funções na área pública. É professor licenciado do Departamento de Saúde Comunitária da UFPR e faz pós-doutorado, como pesquisador-visitante, na área de inovaçao em sistemas de saúde, na Universidade de Harvard (EUA).
“Eu me formei em Medicina em janeiro de 2004. Fiz residência na Unicamp (Universidade de Campinas). Medicina não é um curso fácil. Exige bastante dos estudantes. Mas o que acho que foi mais importante não foi o que aprendi no curso, mas a vivência no ambiente universitário. Tive uma atuação importante no movimento estudantil. Sem dúvida, esta possibilidade que o ambiente universitário oferece além da sua formação específica foi bastante importante para a trajetória profissional que acabei optando, que foi algo fora do tradicional. Consegui, de certa forma, vencer a pressão social para fazer uma área de especialidade com reconhecimento social. Optei por uma área social e de medicina preventiva. Depois, eu me especializei na gestão de saúde pública e em sistemas de saúde, que também estou estudando agora, em Harvard. O ambiente da universidade federal pública te permite isso. Voltando para a UFPR, espero contribuir para que ela tenha ainda mais relevância nacional no debate dos sistemas de saúde do Brasil e do mundo. Não podemos perder a dimensão de que uma Universidade tem que formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento deste País. Vejo isso na UFPR e uma capacidade de captação de grandes inteligências. Temos que aproveitar bastante a matéria-prima que temos, que é de alta qualidade”.
Recém-descoberta, espécie de donzelinha (um tipo de libélula de menor porte) é exclusiva de áreas remanescentes da restinga no Sul da Mata Atlântica.
Quatro trabalhos da UFPR foram premiados pela 5ª conferência científica para América Latina da Poultry Science Association (PSA), […]
Lançado no MCTI, levantamento liderado por Luciane Marinoni, do Departamento de Zoologia da UFPR, alerta para risco de desaparecimento da maioria desses acervos.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) dá um passo significativo na promoção da saúde ao ser credenciada como […]