Imagem Padrão

≠UFPR105anos – A história de Adriano Massuda na UFPR

24 novembro, 2017
16:17
Por
45 Visualizações
UFPR

A Universidade Federal do Paraná completa 105 anos no dia 19 de dezembro. Uma longa história, que influenciou e mudou a vida de milhares de pessoas. Para celebrar, nas próximas semanas o portal da UFPR vai publicar depoimentos de pessoas que têm ou tiveram vínculo com a universidade em algum momento.

Adriano Massuda – Medicina

Foi secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, secretário de Saúde de Curitiba e secretário nacional de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do MS, entre outras funções na área pública. É professor licenciado do Departamento de Saúde Comunitária da UFPR e faz pós-doutorado, como pesquisador-visitante, na área de inovaçao em sistemas de saúde, na Universidade de Harvard (EUA).

“Eu me formei em Medicina em janeiro de 2004. Fiz residência na Unicamp (Universidade de Campinas). Medicina não é um curso fácil. Exige bastante dos estudantes. Mas o que acho que foi mais importante não foi o que aprendi no curso, mas a vivência no ambiente universitário. Tive uma atuação importante no movimento estudantil. Sem dúvida, esta possibilidade que o ambiente universitário oferece além da sua formação específica foi bastante importante para a trajetória profissional que acabei optando, que foi algo fora do tradicional. Consegui, de certa forma, vencer a pressão social para fazer uma área de especialidade com reconhecimento social. Optei por uma área social e de medicina preventiva. Depois, eu me especializei na gestão de saúde pública e em sistemas de saúde, que também estou estudando agora, em Harvard. O ambiente da universidade federal pública te permite isso. Voltando para a UFPR, espero contribuir para que ela tenha ainda mais relevância nacional no debate dos sistemas de saúde do Brasil e do mundo. Não podemos perder a dimensão de que uma Universidade tem que formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento deste País. Vejo isso na UFPR e uma capacidade de captação de grandes inteligências. Temos que aproveitar bastante a matéria-prima que temos, que é de alta qualidade”.

Foto: Adriana Katriny.

Sugestões

28 outubro, 2024

Recém-descoberta, espécie de donzelinha (um tipo de libélula de menor porte) é exclusiva de áreas remanescentes da restinga no Sul da Mata Atlântica.

24 outubro, 2024

Quatro trabalhos da UFPR foram premiados pela 5ª conferência científica para América Latina da Poultry Science Association (PSA), […]

24 outubro, 2024

Lançado no MCTI, levantamento liderado por Luciane Marinoni, do Departamento de Zoologia da UFPR, alerta para risco de desaparecimento da maioria desses acervos.

24 outubro, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) dá um passo significativo na promoção da saúde ao ser credenciada como […]