Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

75 anos da SBPC em Curitiba: ciência, memórias e afetos

Pesquisadores da UFPR falam de suas experiências no maior evento científico da América Latina e contam como as diferentes áreas da ciência entendem a memória, por meio de matéria realizada pela Agência Escola da Universidade Federal do Paraná.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, evento que acontece anualmente, tem por objetivo realizar a reunião de pesquisadores e cientistas de diversas áreas. A exposição dos trabalhos e interação com os públicos possibilitam debates considerados relevantes para o acesso ao conhecimento científico produzido pelas Universidades; de forma a incentivar a participação social.

Neste sentido, a matéria apresentada considera aspectos da relação da SBPC com seus integrantes, na cidade de Curitiba, por meio de memórias, afetos e democracia, trazendo seus relatos. A seguir alguns trechos selecionados, que expõem esta relação.

Memória, ciência e democracia

O tema do 75o encontro da SBPC, “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”, vem em um momento de reafirmação da democracia no Brasil, após eventos anti-democráticos e frequentes ameaças de golpe.(…)

(…) E a memória é, por si só, um importante instrumento para impedir retrocessos, sejam eles políticos ou científicos. “Quem não conhece sua história está condenado a repeti-la”, diz o famoso ditado popular. A professora do Departamento de História, Karina Belotti, explica que a memória traz diversidade à democracia, evitando que atos antidemocráticos como a invasão do Capitólio nos Estados Unidos e os atos de 8 de janeiro no Brasil de 2023, consigam silenciar vozes dissonantes do pensamento do grupo.(…)

A ciência do recordar

(…) Na Sociologia, como na História, na Geografia e em outras áreas, a memória está presente o tempo todo. Ela é o solo sobre o qual a sociologia se constrói. “Estamos sempre trabalhando com isso. Trabalhei e trabalho com movimentos populares. Existe uma documentação que a imprensa faz, por exemplo, na área de ocupação urbana, registrando, num primeiro momento, o enfrentamento entre o movimento [social] e o Estado. O movimento tem outra leitura, os partidos políticos, ainda outra. Tudo isso a gente pode colocar num grande campo de memórias. Sobre o movimento vai prevalecer um tipo de história que na verdade não é real, porque ela não existe. É sempre uma história percebida de um ponto de vista. Então vai depender muito da posição política, da conjuntura política, da condição social, da agenda pública. A cada momento temos uma memória sendo ressignificada”, conclui Maria Tarcisa Silva Bega, professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia  da UFPR e participante do evento em algumas edições.(…)

Ciência com afeto

A SBPC formou um mar de lembranças para qualquer participante, mas é natural que algumas se tornem as favoritas. Para Eunice, a reunião de 1977 foi a mais marcante. Por medo de retaliação dos militares, nenhuma universidade queria abrigar a reunião anual. Quem aceitou, em cima da hora, foi Dom Paulo Evaristo Arns. Então o evento, que seria em Fortaleza, foi realizado na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e sem recursos governamentais.(…)

Eliana de Luca Moraes, Eunice Personini, José Carlos, (não identificada), Maria Teresa Lopes (Teló), Marcelo Paes de Melo e Adolpho José Otoni durante a 29ª Reunião Anual da SBPC em São Paulo (SP), PUC-SP, em 1977./Acervo SBPC.

Para ver a matéria completa, acesse: 75 anos da SBPC em Curitiba: ciência, memórias e afetos.

Para saber mais sobre o evento, acompanhe as redes sociais oficiais da SBPC na UFPR.

Com informações da Agência Escola UFPR.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...