Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

2º Mensuflor debate Inventário Florestal e novidades na pesquisa científica

O professor Sebastião Machado, da UFPR, deu as boas-vindas aos participantes do 2º Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal. Foto: Marcos Solivan.

Cerca de trezentos estudantes, professores e pesquisadores participaram hoje (dia 18) no campus da UFPR (Universidade Federal do Paraná) Jardim Botânico, em Curitiba, da abertura do 2º Mensuflor – Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal. Até amanhã, o encontro debaterá as tendências das pesquisas e apresentará trabalhos no setor. Promoverá, ainda, um amplo debate sobre o Inventário Florestal Nacional, que está sendo desenvolvido há dois anos pelo Serviço Florestal Brasileiro.

Presidente da Comissão Organizadora do 2º Mensuflor, o professor Sebastião Machado disse que um dos aspectos interessantes do encontro será a possibilidade de integração entre a comunidade acadêmica e as organizações privadas que atuam na área. “Esta parceria é muito importante e gera ganhos mútuos. O setor privado adquire conhecimento científico e possibilita aos professores e estudantes exercitar as práticas do dia a dia”, comentou.

O chefe do setor de Ciências Agrárias, professor Eduardo Teixeira da Silva, avaliou que um dos temas importantes a serem debatidos no encontro será o Código Florestal Brasileiro, que já está em vigor e estabelece limites para o uso das propriedades rurais. “Não se pode dizer que houve pouca discussão sobre este tema, mas o encontro será um  momento importante para debatê-lo novamente”, comentou Silva, que representou o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho.

O reitor da Universidade Federal de Lavras (MG), José Roberto Scolforo, destacou o fato de o 2º Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal possibilitar a troca de experiências entre diferentes gerações de alunos, professores e pesquisadores. “Isso facilita as parcerias e a criação de avanços na área da biometria”, disse o reitor. O professor sênior do Departamento de Ciências Florestais da UFPR Sylvio Péllico Netto também participou da abertura do encontro.

Inventário Florestal

O 2º Mensuflor debateu, entre outros temas, as pesquisas no setor e o Inventário Florestal Nacional. Foto: Marcos Solivan.

A professora Ana Paula Dalla Corte, do Departamento de Ciências Florestais da UFPR, também destacou a importância do 2º Mensuflor, que prevê a realização de dezesseis palestras, a apresentação oral de oito pesquisas e a exposição de noventa trabalhos em posters. “O Brasil tem uma vocação florestal muito grande. É importante termos ferramentas para melhorar o manejo dos recursos naturais”, avaliou.

Entre os temas centrais do encontro, está o Inventário Florestal Nacional. Utilizando técnicas de amostragem, o inventário está fazendo um levantamento dos recursos florestais brasileiros. Seu principal objetivo é fornecer informações para subsidiar a definição de políticas florestais, a gestão dos recursos florestais e a elaboração de planos de uso e conservação dos recursos florestais. O trabalho começou a ser desenvolvido há dois anos e tem previsão de término em 2015. 

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...