A 14ª edição da Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina (Fecitec), realizada pelo Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na última segunda-feira (30), reuniu um público de mais de 3 mil pessoas. Importante ferramenta de integração entre a comunidade do município e a universidade, o evento estimulou a produção científica nas escolas.
Ao todo, 329 alunos expuseram seus trabalhos. Foram 38 instituições de ensino da região de Palotina e de outras localidades participantes, incluindo escolas, institutos federais, clubes de ciências, fundações e centros educacionais. Os estudantes apresentaram projetos e experimentos sobre temas diversos, como alimentos e segurança alimentar, robótica, música, biomas brasileiros, sustentabilidade, inovação, inclusão, fenômenos da natureza e saúde. Além do número expressivo de instituições presentes, a 14ª Fecitec também teve recorde de professores orientadores: foram 78 docentes que se envolveram diretamente nos projetos realizados pelos alunos.
“Estas ações de orientação foram fundamentais para que os alunos se tornassem mais participativos, questionadores, passando a se informar mais sobre a influência da ciência e tecnologia no dia a dia”, afirmou a professora Roberta Paulert, do Setor Palotina.
A comissão organizadora da Fecitec contou com cinco docentes e mais 55 alunos. Além disso, 88 pessoas, entre professores, alunos de pós-graduação e servidores, participaram da avaliação dos trabalhos expostos. O trabalho da organização levou a um público de mais de 2 mil alunos de escolas, além de mais de mil pessoas externas à UFPR.
E a Feira não se limitou à região de Palotina: o evento recebeu trabalhos dos municípios de Nova Santa Rosa, Marechal Cândido Rondon, Francisco Alves, Iporã, Assis Chateubriand, Toledo, Maringá, Londrina e Curitiba, no Paraná, e também de outros estados: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
“Com as ações de divulgação, outras cidades também se interessaram em participar da feira com a apresentação de projetos. Neste recebemos projetos de oito estados do país, e feira auxilia na divulgação dos cursos e do Setor Palotina da UFPR”, disse Roberta Paulert, ressaltando a importância da extensão. “O evento atua como vetor do desenvolvimento através da educação, com ciência e tecnologia em escolas e colégios de Palotina e região”.
A Fecitec fez parte das ações da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. O evento teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Araucária, através da participação dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPI) – Paraná Faz Ciência.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Setor Litoral convida a comunidade acadêmica e externa a se unir […]
Na última terça-feira (03), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) formalizou a renovação de um acordo de cooperação […]
O Grupo de MPB da Universidade Federal do Paraná (GMPB-UFPR) retorna ao palco do Teatro da Reitoria nos […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) celebrou um marco significativo em 2024, com a titulação de mais de […]