O livro resulta de parceria entre a UFPR e a Alanus Hochschule, da Alemanha. Foto: Ana Assunção/ACS da UFPR.
Uma importante obra que resulta de parceira firmada entre a UFPR (Universidade Federal do Paraná) e a Alanus Hochschule, da Alemanha (primeira universidade do mundo com ênfase nas pedagogias alternativas, em especial a Pedagogia Waldorf) será lançada nesta sexta-feira (dia 5), às 8h30, na Sala Homero de Barros, no Edifício D. Pedro I, em Curitiba: “O pensamento de Rudolf Steiner no debate científico”. Além do lançamento, haverá ciclo de palestra com autores e convidados, no mesmo local.
Os organizadores do livro são Tania Stoltz e Marcelo da Veiga. Publicado pela Alínea Editora, a obra tem 247 páginas e dez capítulos. A obra também contêm contribuições de pesquisadores da Universität Witten/Herdecke, na Alemanha, e de outras universidades brasileiras.
Há quatro capítulos dedicados ao projeto Arte e Vida, desenvolvido desde 2010 entre a Alanus Hochschule e a UFPR. Estes capítulos foram escritos pela professora Tania em parceria com os professores Karoline Schleder (Arte só para artistas?), Jonas Bach júnior (Educação, arte e liguagem em Steiner e Vygotsky), Sandra Suely Soares Bergonsi (Arte e sua relação com a vida: para além do entretenimento) e Fernanda Hellen Ribeiro (Ciência e arte na Educação de superdotados). Rudolf Steiner foi um filósofo, educador, artista e esoterista. Fundou a Antroposofia e a Pedagogia Waldorf. Nascido na fronteira austro-húngara em 1861, ele faleceu em 1925.
Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPR aponta que a motivação para compartilhar notícias falsas perpassa […]
Quinta reportagem da série que explica, com o auxílio de seus professores, o conceito de soberania nacional, em […]
Espaço é uma iniciativa conjunta entre a UFPR e o Governo do Paraná Na última quinta-feira (02), foi […]
Estudantes de graduação poderão ministrar oficinas e receber bolsas; comunidade também pode participar de modo voluntário. Inscrições até […]