Imagem Padrão

UFPR cria Coordenadoria de Governança e Riscos para atuar na gestão institucional

01 setembro, 2017
13:48
Por
UFPR

A Universidade Federal do Paraná deu um passo importante para modernizar a gestão administrativa e otimizar o uso de recursos públicos: a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Proplan) acaba de encaminhar o projeto para criação da Coordenadoria de Governança e Riscos (CGR), uma unidade que pretende atuar como eixo gerencial da UFPR, promovendo a melhoria contínua na gestão de processos.

A proposta da nova unidade foi elaborada pelos servidores Aldemir Junglos, Alexandra Dantas Roeder Wisniewski e Amarílio Motta Floriano, com o propósito de buscar uma gestão por processos, moderna, desburocratizada e eficiente.

A Coordenadoria é fundamental dentro da nova estrutura organizacional da universidade, considerando que hoje temos inúmeros processos altamente burocráticos. Precisamos compreender por onde caminham esses processos e se nesse percurso há riscos humanos, tecnológicos e de procedimentos”, explica o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR, Fernando Marinho Mezzadri.

A nova Coordenadoria deverá mapear e acompanhar os processos, planejar, coordenar e orientar matérias relacionadas à Gestão de Riscos na UFPR. A ideia é alinhar os processos com o PDI e as necessidades da instituição, por meio da identificação, análise e gerenciamento de riscos.

As atribuições da nova unidade incluem: análise e implantação de metodologias voltadas para processos; gestão do Sistema Eletrônico de Informações (SEI-UFPR); estabelecimento de ações para redução de custos; monitoramento e apoio à normatização dos processos institucionais; colaboração na capacitação em processos, em parceria com a UCAP-PROGEPE; além do acompanhamento e execução de ações para melhoria contínua dos processos da UFPR.

O pró-reitor também destaca que, ao otimizar os processos, é possível reduzir gastos. ”Podemos aprimorar os procedimentos internos da instituição, em todas as áreas: compras, licitações, convênios. Essa é a intenção: melhorar o desenvolvimento dos processos”, completa Mezzadri.

Prioridades e expectativas

A proposta de criação da CGR elenca como prioridades o mapeamento do organograma da instituição; coordenação e migração do sistema SEI para a versão 3.0 e a criação de projetos de monitoramento e contingenciamento orçamentário pelos centros de custo da UFPR.

Com a atuação da nova unidade, será implantada uma política de gestão de processos. A linha de trabalho deve aprimorar e racionalizar os métodos, recursos e bases de informações e conhecimento.

A expectativa é construir em toda a instituição a filosofia de trabalhar por processos, entender o quanto isso otimiza as atividades e automatizar alguns processos que ainda são manuais e que demandam mais tempo. Pretendemos levantar os pontos críticos, mapear e otimizar, especialmente os processos mais relevantes para a instituição, e com isso construir uma universidade melhor”, ressalta Alexandra Dantas Roeder Wisniewski, que integra a equipe da Coordenadoria.

O importante é que, além do apoio da Reitoria, da Proplan e da Progepe, a Coordenadoria tenha também o apoio das pessoas que trabalham com os processos. Elas terão um treinamento e, a partir dali, poderão reconhecer os riscos dos seus processos e a gente vai conseguir auxiliá-los”, destaca Aldemir Junglos, um dos idealizadores da CGR.

Inicialmente, a Coordenadoria é formada por três profissionais com conhecimentos em gestão de processos, riscos e custos. Mas a proposta é ampliar a equipe.

O escritório funciona na Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan), na sobreloja do Edifício da Reitoria.

Sugestões

15 julho, 2024

A abertura de disciplinas isoladas para o segundo semestre do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade […]

15 julho, 2024

Guilherme Pinheiro e Amanda Hashimoto inscreveram no Aerogel Architecture Award 2024 um plano de transformação do sobrado histórico abandonado no Centro de Curitiba

11 julho, 2024

Doze calouros da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de […]

10 julho, 2024

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2025 do curso Técnico em Petróleo e Gás Integrado ao […]