UFPR paga auxílio saúde a 4,7 mil servidores

A UFPR irá pagar, pela primeira vez, a 2300 servidores, na folha liberada em 1º de setembro, o auxílio saúde per capita. Um total de 4.723 pessoas serão beneficiadas, pois não apenas docentes e técnicos da ativa e os aposentados fazem jus ao benefício, mas também seus dependentes, além de 117 pensionistas. Para estender o per capita aos servidores que optaram por planos de saúde diferentes do GEAP, o Ministério do Planejamento liberou para a UFPR, na folha de pagamento de agosto, R$ 307 mil.

Somados a esses servidores estão outras 3014 pessoas, que já são beneficiadas com o per capita, desde dezembro de 2007. Eles são filiados ao GEAP, plano de saúde destinado ao funcionalismo público federal. Para pagamento dos planos desse público, a UFPR disponibilizou, este mês, R$ 196 mil.

Outubro

Outros 337 docentes e técnicos, que também efetuaram o cadastramento na Progepe até o dia 7 de agosto, e que apresentaram toda a documentação solicitada, vão receber o auxílio na folha de pagamento, que será liberada no início de outubro. Laryssa Martins Born, pró-reitora de Gestão de Pessoas, explica que quando a folha de agosto foi fechada, a Comissão do Per Capita não havia concluído a análise de todos os 3814 processos abertos junto à Unidade de Registros Funcionais e Cadastrais. Por isso, esclarece ela, “a solução será lançar o benefício na folha do mês seguinte, porém, assegurando o direito a um mês de retroativo”.

Juçara Magalhães, coordenadora de Atenção Integral à Saúde do Servidor (CAIS) informa que outros 286 servidores também poderão receber o per capita na próxima folha de pagamento, porém, sem retroativo, já que entregaram a documentação incompleta. Eles, no entanto, terão que se dirigir a sala do GEAP, 3º andar da Progepe (falar com Silvia, no período das 9 às 12 e das 14 às 17 horas) para verificar os documentos faltantes em seus processos.

Processos pendentes

Entre os problemas verificados pela Comissão do Per Capita, formada por quatro técnicos administrativos, estão: ausência de certidão de união estável, último comprovante de pagamento do plano de saúde e de matrícula dos filhos universitários.

Também existem processos que não poderão ser aprovados porque o benefício foi solicitado por servidor que não é titular do plano de saúde. Neste caso, explica a coordenadora da CAIS, é necessário que seja alterada a titularidade junto à operadora do plano. Também informa aos pensionistas que somente eles têm direito ao per capita (esse benefício não é estendido aos seus dependentes).

Cadastramento

Os servidores que não fizeram o cadastramento no site www.progepe.ufpr.br ainda podem fazê-lo. Depois de preenchido e impresso, deverão assinar o formulário e anexar a documentação solicitada. Em seguida, é necessária a abertura de um processo, na própria unidade de lotação dos servidores ativos. Feito isso, devem encaminhar os processos para a Unidade de Registros Funcionais e Cadastrais, 3º andar da Progepe. Na medida que for analisado, será encaminhado para pagamento na próxima folha. Os aposentados deverão se dirigir à Central de Atendimento, térreo da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, para que neste local seja aberto o seu processo e dado o devido encaminhamento.

Vídeo relacionado

Servidora da Universidade faz registro acadêmico de aluno
Foto: Izabel Liviski

Fonte: Celsina Alves Favorito