Conselho da UFPR aprova curso de especialização da Unila

O Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da UFPR aprovou, em votação unânime realizada na última sexta-feira (28/8), a criação do Curso Latino-Americano de Especialização em Políticas Públicas e Avaliação de Ensino Superior da Unila.

A especialização, que tem início previsto para o próximo dia 1º de outubro, terá 40 alunos —20 vagas para brasileiros e 20 para os demais latino-americanos—, que receberão uma bolsa diferenciada da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para auxiliar nos custos e garantir a permanência.

Visando à formação de professores de instituições de ensino superior e gestores de sistemas, o curso possui uma estrutura organizada em dois módulos presenciais, com laboratórios de pesquisa, e uma etapa a distância. Para finalizar, os estudantes desenvolverão uma monografia tutorada e receberão o diploma de pós-graduação expedido pela UFPR.

A Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila) é um projeto que tem como missão formar pesquisadores e profissionais voltados para a integração da América Latina, articulando entre a graduação, a pós-graduação e as linhas de pesquisa.

Além de atuar como cooperadora no curso de especialização, a UFPR é também tutora administrativa da Unila, cujo projeto de criação tramita no Congresso Nacional.

Visão aérea do terreno onde será construída a Unila; atividades começaram no Parque Tecnológico
Foto: Arquivo Itaipu

Fonte: Patrícia Herman (bolsista) / Fernando César Oliveira (orientador)